Obras no aeroporto na Flórida ajudam região a sair da crise

13 de dezembro de 2013

A ampliação do Tampa International Airport gerará mais de 8000 empregos.

Através de um projeto de ampliação histórico, o Tampa International Airport, na Florida, pretende unir a modernização de suas estruturas ao fortalecimento da economia local. Para isso, o projeto envolve grandes números. Ao todo, US$ 943 milhões serão investidos e mais de 8 mil empregos serão criados. Além disso, a empresa que assume a construção do projeto, a Austin Commercial, trabalhará em conjunto com 16 empresas locais para impulsionar o desenvolvimento da economia local.  (fotos: Divulgação)

Entre os projetos aprovados em abril deste ano está a melhoria de rodovias e zonas de carga e descarga de passageiros nos terminais, visando melhorar o trânsito em torno do aeroporto. Além disso, se regulará o serviço de aluguel de carros que, hoje, ocupam grande parte do estacionamento, o que piora o trânsito.

Por conta disso, a primeira parte do orçamento, cerca de US$ 495 milhões, será destinada apenas à criação de um estacionamento especial para os carros de aluguel. O projeto também prevê a construção de bondes para ligar os terminais e, assim, melhorar a mobilidade dos passageiros.

Todos esses planos têm como meta aumentar a vida útil do principal terminal do Tampa International Airport. Os projetos de aperfeiçoamento continuarão durante os próximos vinte anos, o que permitirá novas oportunidades de desenvolvimento comercial. Lojas de conveniência, postos de gasolina e outros negócios poderão se beneficiar com a economia criada em torno ao aeroporto. Além disso, também será construído um hotel, o que aumentará o número de empregos para os moradores da zona.

As Autoridades de Aviação do município de Hillsborough, onde está localizado o aeroporto, já assinaram o projeto e a formalização dos contratos está prevista para a próxima primavera.

O desenvolvimento de negócios ao redor dos aeroportos está sendo uma das principais táticas adotadas por cidades e municípios para reabilitar a economia local. O Tampa International Airport é um exemplo de como a criação de um aeroporto ou as obras de melhoras são uma fonte de emprego e negócio para os trabalhadores locais.

tampaInterior do Tampa International Airport na Florida

Aeroporto pioneiro

Tampa International Airport foi o primeiro aeroporto do mundo que construiu um terminal com uma estrutura “Landside”. Ou seja, um terminal central que desempenha as funções de bagagem e de bilheteria e é cercado por quatro espaços, onde ocorrem o embarque e desembarque do avião. Embora essa disposição arquitetônica seja usada atualmente em muitos aeroportos do mundo, o Tampa International Airport foi o primeiro a construí-la no final dos anos 60.

Ana Abril com informações do TBO e do Tampa International Airport

Ana Abril (90 Postagens)

Estudante do último ano da dupla graduação em Jornalismo e Comunicação Audiovisual. Mora em Praga, na República Tcheca. Colunista da Revista Embarque.


Redação Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com.br

Fone: (11) 3101-1912

Comentários