Aeroporto na Malásia lança Campanha para celebrar o ano-novo chinês

31 de janeiro de 2014

A iniciativa “Presente de Esperança” visa doar roupas e presentes para crianças da ONG Rumah Kasih.

Mais de 3 bilhões de asiáticos celebram na sexta-feira, dia 31 de janeiro, o ano-novo chinês. A chegada do novo ano é um dos eventos mais importantes para as sociedades asiáticas, por isso, diversos aeroportos orientais aproveitam a festa para organizar eventos culturais. O Kuala Lumpur International Airport (KLIA), na Malásia, por exemplo, possui um programa completo de atividades para celebrar a chegada do ano do cavalo. (fotos: The Moodie Report)

A iniciativa com maior destaque do KLIA é a campanha “Presente de Esperança”, cujo objetivo é comprar roupas novas e presentes para as crianças de Rumah Kasih Harmoni, uma ONG cujo centro está situado na cidade de Petaling Jaya. Segundo a programação da campanha, realizada em parceria com a rádio Melody, as crianças receberão os presentes provenientes das doações no dia 25 de fevereiro nas instalações do aeroporto.

KLIA_CNY_campaign_jan2014_5
Como acontece no Natal, a decoração do terminal também é fundamental para celebrar a festividade. Para começar, a sala de embarque do principal terminal se tornou um jardim cheio de flores de cerejeira. Isso porque o ano-novo chinês é também chamado como “Festa da Primavera”. A decoração, que ficará até o dia 16 de fevereiro, estará acompanhada de atos culturais orientais, como a Dança do Dragão –um pedido para a prosperidade e boa sorte- e o teatro típico chinês.

Além de se unir a uma causa social e conhecer mais sobre o ano do cavalo, os passageiros do KLIA também poderão participar de uma promoção. Todos os viajantes que gastem mais de US$ 14.90 em qualquer uma das lojas e pontos de venda do aeroporto poderão girar a “Roda da Fortuna” que oferece doces, bolachas da fortuna e dinheiro entre seus presentes.

KLIA_CNY_campaign_jan2014_4

A celebração da entrada do ano 4712, ou do ano 2014 ocidental, é parte da campanha Indulge Till You Fly (ITUF), ou seja, Disfrute Até de Voar. Nessa campanha o KLIA reivindica o duplo papel dos aeroportos internacionais, como centros de transporte e mesmo como destinos turísticos. Entre promoções e presentes, a campanha também tem um grão premio de US$ 299,000 e oferece a possibilidade de comprar em grandes shoppings de sete capitais mundiais.

O ano-novo chinês

A origem desta festa, cuja preparação leva semanas, está relacionada com a grande colheita anual, após a qual começa o bom tempo e os campos são semeados.

Ao ser guiado pela lua e pelo sol, o calendário oriental relaciona os signos do Horóscopo Chinês, representados por animais, com os anos. A lenda conta que somente os doze animais que formam o Horóscopo se apresentaram a uma reunião marcada por Buda. Em agradecimento, Buda transformou o rato, o búfalo, o tigre, o coelho, o dragão, a cobra, o cavalo, a cabra, o macaco, o galo, o cão e o porco nos doze signos da Astrologia Chinesa.

KLIA_CNY_campaign_jan2014_1

As tradições desta data, como a colocação de lanternas vermelhas chinesas e o show de fogos de artifício, também possuem sua origem em lendas. Uma delas conta que há 4 mil anos existia um monstro chamado “nian” (ano em chinês) que atacava os cidadãos. Após três anos de maldades, os chineses descobriram que o nian tinha terror da cor vermelha e dos ruídos, fato que é celebrado anualmente através das lanternas e dos foguetes.

Porém, independentemente das lendas e assim como acontece na cultura ocidental, o ano-novo chinês é atualmente um motivo de reunião familiar e de festa.

Ana Abril com informações do The Moodie Report e de Columna Zero

Ana Abril (90 Postagens)

Estudante do último ano da dupla graduação em Jornalismo e Comunicação Audiovisual. Mora em Praga, na República Tcheca. Colunista da Revista Embarque.


Redação Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com.br

Fone: (11) 3101-1912

Comentários