Aeroportos brasileiros são destaque em pontualidade, aponta pesquisa

Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo figuram a lista internacional.

Por: Redação da Revista Embarque - 25 de junho de 2024

Arquivo MTur

Uma pesquisa da empresa de estatística aeroportuária Cirium revelou os aeroportos mais pontuais do mundo em maio. Dividindo os espaços aeroportuários em quatro categorias: Globais, Grandes, Médios e Pequenos, a pesquisa destacou diversos aeroportos brasileiros, com ênfase para o Aeroporto Internacional de Brasília, Congonhas, em São Paulo e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, cada um em uma categoria de tamanho específica.

Dentre os chamados Globais, que oferecem de 25 a 40 milhões de assentos e atendem pelo menos três regiões do mundo, o único representante brasileiro da categoria, o Aeroporto de Guarulhos -SP (GRU) ficou com a sexta posição, garantindo 84,80% de pontualidade. Já na categoria grandes aeroportos, com 25 a 40 milhões de assentos, mas sem atender a pelo menos três regiões do mundo, o aeroporto de Congonhas (SP) ganhou a segunda posição de mais pontual do mundo com 88,53%. Guarulhos também aparece nesta última categoria, mas em nono lugar.

Dentre os médios, com 15 a 25 milhões de assentos oferecidos, os brasileiros tiveram ainda mais destaque. O Aeroporto Internacional de Brasília (BSB) ficou em primeiro lugar, com 93,40% de pontualidade, seguido por Santos Dumont (SDU), no Rio de Janeiro, com 92,96%. Viracopos (VCP), em Capinas, ganhou a sexta posição da categoria, com 85,53% de pontualidade.

Já na categoria dos pequenos aeroportos, com 5 a 15 milhões de assentos, cinco terminais brasileiros ficaram entre os 20 mais pontuais, destacando o Galeão (GIG), no Rio de Janeiro na oitava posição com 89,62% de pontualidade, seguido por Salvador (SSA), com 89,56%; Curitiba (CWB), com 89,33%; Fortaleza (FOR), 87,80% e Belo Horizonte (CNF), com 87,51% de pontualidade.

INCENTIVO

O Ministério do Turismo atua para incentivar os brasileiros a viajarem mais pelo país. Uma das ações é o “Conheça o Brasil: Voando”, parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e as principais companhias do setor. O programa envolve a ampliação da oferta de novos voos e rotas, a possibilidade de “stopover”, adesivagem de aviões com imagens de destinos nacionais e a divulgação de áudios nos aviões, estimulando visitas a atrativos do país.

Já o “Conheça o Brasil: Realiza” permite o acesso de correntistas do Banco do Brasil a uma linha de crédito voltada à aquisição de serviços turísticos, com condições diferenciadas. O trabalho do MTur também engloba o “Conheça o Brasil: Cívico”, iniciativa que motiva estudantes, professores e pesquisadores a visitarem destinos conectados à história brasileira. Atualmente existe um projeto-piloto desenvolvido em Brasília (DF) e cidades do entorno da capital federal.

(Visited 151 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com