Aeroportos e aviões viram protagonistas de filmes

10 de junho de 2014

Confira cinco longa-metragens representativos da industria da aviação

Os aeroportos são espaços de encontros e despedidas enquanto os aviões são ambientes claustrofóbicos e potencialmente perigosos. Essas caraterísticas fazem com que o mundo da aviação seja uma das temáticas prediletas da indústria cinematográfica. Desde o início dos anos 2000, o número de filmes rodados em aviões e aeroportos têm aumentado. Consequentemente, a Revista Embarque selecionou cinco filmes de diferentes gêneros nos quais a indústria da aviação é a protagonista. Confira! (fotos: Divulgação)

topgun

Top Gun – Asas Indomáveis (Tony Scott, 1986)

O filme americano estrelado por Tom Cruise no papel de “Maverick” mostra a luta de um jovem piloto de guerra para alcançar a máxima qualificação, ou seja, um Top Gun. As impressionantes imagens aéreas em conjunto com a trilha sonora fizeram deste filme um clássico de ação dos anos 80. As estranhas circunstâncias do falecimento do pai de Maverick durante a Guerra do Vietnã adicionam o ponto de intriga no filme. Quase 30 anos depois do lançamento da primeira parte, neste ano foi anunciada a esperada sequência: Top Gun 2.

aviator-2004

O Aviador (Martin Scorcese, 2004)

Os amantes dos biopics podem desfrutar a história de Howard Hughes, o magnata americano reconhecido por suas contribuições ao mundo da aviação. Hughes destacou-se pela introdução de inovações no desenho de aeronaves, fato que também lhe ajudou a quebrar recordes de velocidade com seus aviões. Leonardo DiCaprio interpreta o empresário e também diretor de sucessos cinematográficos como Hell’s Angels (1930) e Scarface – A Vergonha de uma Nação (1932).

terminal121013

O Terminal (Steven Spielberg, 2004)

Para os espetadores mais dramáticos e românticos, esse filme é a escolha perfeita. O Terminal é baseado na história real de Mehran Karimi Nasseri, um homem que morou durante 17 anos no terminal de um aeroporto francês. Porém, o filme gira em torno de Viktor Navorski, um cidadão de um país fictício, e suas experiências durante o tempo em que mora no JFK International Airport, em Nova Iorque. A aparição da atriz Catherine Zeta-Jones coloca o tempero romântico ao longa-metragem.

Snakes-or-Teenagers-on-a-Plane

Serpentes a Bordo (David R. Ellis, 2006)

Como o título indica, as serpentes são as protagonistas deste filme de terror rodado quase por completo dentro de um avião. A história começa quando Nathan Phillips se torna testemunha do assassinato perpetrado pelo gângster Eddie Kim. Para evitar que Phillips deponha nos tribunais, o gângster tenta matá-lo durante uma viagem de avião. A arma usada é um carregamento de serpentes venenosas colocadas na aeronave. No momento em que as serpentes são liberadas, as mortes começam a acontecer enquanto os passageiros tentam salvar suas vidas. Esse filme não é recomendado para quem sofre de pânico durante voos e, especialmente, de serpentes.

Carlos_Areces_Raul_Arevalo_Javier_Camara

Os Amantes Passageiros (Pedro Almodóvar, 2013)

Após o terror de Serpentes a Bordo, a Revista Embarque propõe uma atual comédia espanhola. A irreverência é a principal caraterística deste filme que acontece num avião com uma tripulação muito especial. Como em todos os filmes de Almodóvar, o sexo e as drogas também têm um papel estelar. Um dado curioso: muitas cenas foram rodadas no Aeropuerto de Ciudad Real, o primeiro aeroporto internacional privado na Espanha famoso por estar inativo desde 2012.

Se você está com vontade de voar ou sente saudades dos aeroportos, agora é o momento de pegar as pipocas e assistir algum dos filmes recomendados pela Revista Embarque. As emoções estão asseguradas!

Ana Abril

(Visited 1.078 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com