Aeroportos nos EUA recebem nomes de ex-presidentes

11 de março de 2014

Kennedy, Reagan, Bush and Clinton batizam alguns deles.

O Wichita Dwight D. Eisenhower International Airport, situado em Kansas nos EUA, inaugura seu novo nome nesta semana. A mudança aconteceu após uma votação do Conselho Municipal da cidade de Wichita, onde está situado o aeroporto. A proposta pela mudança ganhou por 5 a 2 na votação. (fotos: Brent Wistrom / Divulgação)

A razão da alteração está relacionada à  ampliação do aeroporto que, segundo alguns cidadãos, deve ser acompanhada por uma atualização em seu nome. A designação homenageia a Dwight D. Eisenhower, o presidente estadunidense lembrado por colocar um fim a Guerra da Coreia.

O fato é destacado pela avidez dos estadunidenses em nomear seus aeroportos homenageando aos seus presidentes mais queridos. Os presidentes John F. Kennedy, Ronald Reagan, George H.W. Bush and Bill Clinton, entre outros, já tem um aeroporto com seu nome.

O pedido de mudança de nome do aeroporto de Kansas foi feito pela população no ano passado. Em uma petição feita pela Internet, alguns moradores de Wichita defendem que, embora o aeroporto não possua voos internacionais, é justo que a futura ampliação inclua a palavra internacional em seu nome. Em relação à escolha do presidente Eisenhower, a petição explica que além de sua boa atuação no cargo, o presidente também fundou importantes instituições no mundo da aviação, como a Administração Federal de Aviação (FAA) e a Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço (NASA).

bill clintonBill and Hillary Clinton National Airport/Adams Field, situado em Arkansas, nos EUA

Carl Brewer, o prefeito de Kansas, contou à CNN que o nome ainda tem que ser aprovado pela FAA e completar todo um processo burocrático antes de virar um fato. “Olhamos para o presidente e suas contribuições para este país”, adicionou Brewer. “Ele era um homem extraordinário e presidente durante tempos difíceis, e (nomear o aeroporto com seu nome) é bastante apropriado”, explica o prefeito.

“Os tempos difíceis” aos quais o prefeito se refere é o período do pós-guerra, quando Eisenhower foi presidente entre 1953 e 1961. Durante esse tempo, Eisenhower se dedicou a lutar contra o comunismo que, segundo ele, provocava a rebelião da população.

O aeroporto, que espera completar sua ampliação até 2015, não é o único que quis condecorar a um presidente histórico. No ano passado, o Little Rock National Airport, em Arkansas, foi rebatizado oficialmente com o nome do ex-presidente Bill Clinton e da sua esposa Hillary, ex-senadora e secretária de Estado.

Embora os presidentes sejam os principais protagonistas dos aeroportos estadunidenses, alguns outros estão nomeados com cantores, políticos, esportistas e até astronautas que foram relevantes na história norte-americana.

Por outro lado, na parte sul do continente, o Brasil parece não venerar tanto seus antigos mandatários. No País só existem dois aeroportos com nomes de dois ex-presidentes brasileiros: o Aeroporto Internacional de Confins/Tancredo Neves, em Belo Horizonte, e o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília.

Ana Abril com informações da CNN e do Ipetitions

Ana Abril (90 Postagens)

Estudante do último ano da dupla graduação em Jornalismo e Comunicação Audiovisual. Mora em Praga, na República Tcheca. Colunista da Revista Embarque.


Redação Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com.br

Fone: (11) 3101-1912

Comentários