Aeroportos de todo o mundo terão postos de saúde
14 de fevereiro de 2014
A ação permitirá checar a pressão arterial e o ritmo cardíaco antes do embarque.
Passageiros poderão checar pressão arterial, ritmo cardíaco, peso e índice de massa corporal (IMC) nos aeroportos mais importantes do mundo a partir de junho de 2014. Isso porque a World Health Networks (WHN) – uma associação sem fins lucrativos- instalará estações de saúde com o objetivo de sensibilizar passageiros e trabalhadores aeroportuários sobre a importância de uma vida saudável. (fotos: Belfast City Airport / WHN)
Os passageiros, que poderão conhecer os parâmetros mais importantes da sua saúde, não são os únicos beneficiários. Os aeroportos também receberão vantagens econômicas, já que a WHN pagará pelo aluguel do espaço e proporcionará a imagem de “aeroportos saudáveis”, o que provocará o aumento da satisfação dos viajantes.
Os monitores que medem os parâmetros de saúde também disponibilizam os resultados dos exames nos smartphones dos passageiros para, caso seja necessário, uma posterior análise médica. Cada posto de saúde também possui uma interface interativa privada com áudio e instruções visuais e uma televisão HD fornecendo informações para que os usuários melhorem seu estilo de vida.
Os aeroportos também usarão os postos para anunciar produtos, o que se traduzirá em aumento das receitas. Ainda, os funcionários do aeroporto poderão comprovar o estado de sua saúde sem sair do local de trabalho.
Por outro lado, os postos de saúde cumprem a normativa da Americans with Disabilities Act (ADA), um relatório que garante que pessoas com deficiência tenham as mesmas oportunidades que as demais pessoas. Entre os principais itens da ADA está o acesso para pessoas com deficiência a espaços que comercializam o transporte aéreo e o direito de realizar atividades cotidianas –como comprar em loja ou desfrutar de uma refeição.
Embora a ADA seja uma normativa americana, a intenção da WHN é seguir as diretrizes em todos os aeroportos do mundo. Para assegurar o cumprimento dessas normas, a WHN firmou uma parceria com a Open Doors Organization (ODO), uma organização especialista na indústria da saúde.
World Health Networks
A associação foi fundada para lutar contra a doença cardiovascular (DCV), sendo o acesso gratuito a postos de saúde de autoatendimento situados em aeroportos uma das muitas atividades realizadas pela WHN. A WHN defende a detecção precoce de doenças cardiovasculares através de testes biométricos não invasivos e rápidos de realizar.
Além disso, a WHN está vinculada a importantes associações de saúde como o Conselho Internacional de Aeroportos (ACI)-Europe, a ACI da América do Norte (NA), a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), a Associação de Diretores Médicos de Aerolinhas, a Federação Mundial do Coração e a Organização Portas Abertas – todas membros da Coalizão para Aeroportos Saudáveis.
Ana Abril com informações da WHN, do Departamento de Transporte dos EUA e da ADA
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com