Associação judia na Argentina pede salas de oração nos aeroportos do país
28 de fevereiro de 2014
A solicitação atenderá cerca de 20% de judeus argentinos .
Víktor Garelík, diretor executivo da Delegação de Associações Israelitas Argentinas (DAIA) apresentou um documento pedindo a instalação de salas de oração judias nos aeroportos argentinos. A petição foi recebida por Eduardo Eurnekián, presidente da concessionária Aeropuertos Argentina 2000, que ainda não respondeu. (fotos: Georgina Carlos / James Cook University)
Segundo Garelik, é fundamental que judeus de todo o mundo possam realizar suas orações diárias em qualquer um dos 33 terminais que operam no país. “É uma necessidade da comunidade judaica de hoje e seria bom ter este espaço em todos os aeroportos da empresa na Argentina”, disse o diretor da DAIA.
A iniciativa surgiu no Conselho Diretivo da associação e atende “à demanda de diferentes membros da comunidade judaica que viajam e, em diferentes situações, precisam ter um lugar para orar. Hoje, os aeroportos não possuem esse lugar”, destacou Garelik.
Após ser consultado sobre a reação da concessionária, Garelik se mostrou otimista. “Achamos que a concessionária manifestará interesse porque como acontece com outras religiões na Argentina, a nossa comunidade quer esse espaço. É um lugar pequeno, não precisa uma grande estrutura”, explicou Víktor Garelík.
O representante da DAIA também relatou que já foram realizadas gestões extraoficiais, mas a partir de agora a petição é oficial e se espera uma participação ativa por parte da empresa.
Embora na Argentina a religião predominante seja o catolicismo, com 88% dos argentinos batizados, o restante reclama sua representação nas instituições públicas e privadas. No caso dos aeroportos, é cada vez mais comum encontrar espaços para o culto, sendo que existem aeroportos com capelas e salas de orações para as diferentes crenças.
O Heathrow Airport, em Londres, por exemplo, possui uma capela cristã – para diferentes doutrinas. As salas estão disponíveis durante o dia todo e possuem os livros sagrados disponíveis para os passageiros assim como recursos para a meditação e adoração. Por outro lado, a igreja possui ofícios da igreja católica quase todos os dias e também é possível arranjar ofícios com a igreja anglicana.
O aeroporto mais importante da Europa, além das instalações religiosas, também dispõe de capelães da igreja católica, a anglicana e a igreja livre assim como representantes da fé budista, hindu, judia, islâmica e do siquismo.
Ana Abril com informações do Iton Gadol e do Heathrow Airport
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com