Aviação e fotografia se unem para criar nova prática lúdica
15 de julho de 2014
O spotting é um hobby que está levando milhões de pessoas a fotografar aviões nos aeroportos
Miguel Ángel Ramírez era um espanhol desconhecido até a semana passada, quando se tornou foco da mídia internacional. Isso porque ele gravou um impressionante vídeo de dois aviões prestes a colidir. Após a gravação, ele publicou o vídeo na Internet e, a partir desse momento, começou a receber ligações dos veículos de mídia mais importante do mundo. A BBC, por exemplo, ligou para Ramírez pedindo autorização para usar seu material audiovisual. Isso porque todo mundo ficou impressionado com as imagens do Boeing 767-300 e do Airbus A340-300 que, por pouco, e graças a uma manobra do Boeing não colidiram e provocaram uma catástrofe. (Assista aqui o vídeo) (fotos: Webalice / CNN / Spotters Barcelona-El Prat)
A principal pergunta, no entanto, é: por que Miguel Ángel Ramírez estava ao lado das pistas do Aeropuerto de Barcelona-El Prat com uma câmera de vídeo? A razão é que Miguel Ángel Ramírez é o que se define como um spotter. Os spotters são conhecedores de todos os cantos das instalações aeroportuárias. Eles também são versados nos tipos de aeronaves e companhias aéreas existentes e sabem todos os horários de decolagem e pouso. Os spotters, porém, não são trabalhadores do aeroporto, mas amantes da aeronáutica e da fotografia.
Nos últimos anos, os spotters têm se multiplicado e ocupado mirantes, montanhas e o entorno dos aeroportos de todo o mundo. O objetivo deles é observar e documentar com a câmera fotográfica a movimentação dos aviões. Um modelo novo de aeronave, um pouso atribulado ou uma nova matrícula formam parte das inúmeras fotografias dos spotters. Isso porque eles podem fotografar até 400 pousos e decolagens em um único dia. Apesar de que alguns destes amantes da aviação prefiram apenas gravar vídeos ou simplesmente registrar em notas os aviões mais esquisitos.
Atualmente, a maior parte dos spotters escolhem a fotografia para poder publicar seus trabalhos em sites especializados. A melhor forma para um spotter obter reconhecimento é conseguir caçar um novo modelo de aeronave ou uma companhia aérea diferente. É dessa forma que eles recebem os elogios de seus companheiros de hobby.
Cada vez mais formam-se novos clubes e associações de spotters, onde seus membros se reúnem para tirar fotografias e recomendar os melhores lugares para a prática do spotting. A associação “Spotters Barcelona-El Prat” é um exemplo de clube de spotters na Espanha. O clube é tão organizado que proporciona credenciais e possui um decálogo de normas de comportamento para seus integrantes.
Como o caso de Miguel Ángel Ramírez demostra, o trabalho dos spotters é fundamental para a mídia e para as revistas especializadas em aviação. Isso porque, em muitas ocasiões, a mídia compra com exclusividade o material fotográfico dos spotters para usá-lo em suas publicações.
Se você é um amante da aviação e da fotografia, o spotting é o hobby perfeito para você e que, ainda por cima, pode lhe proporcionar um dinheiro extra no final do mês. Você só precisa de uma câmera e um lugar elevado perto de um aeroporto. A imaginação e a paciência são por sua conta!
Ana Abril com informações da Spotters Barcelona-El Prat e de El Periódico
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com