Aviação perde uma grande liderança: morre Francisco Lemos presidente do SINA

Com união, coragem e responsabilidade, sempre lutou pela categoria aeroportuária e por uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária.

25 de outubro de 2023

Uma notícia triste para os trabalhadores e trabalhadoras da aviação e para o movimento sindical brasileiro. Faleceu na madrugada dessa quarta-feira, dia (25), o presidente do SINA (Sindicato Nacional dos aeroportuários), Francisco Lemos.

Funcionário da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) há 33 anos no Aeroporto Internacional de São Paulo, localizado na cidade de Guarulhos, maior complexo aeroportuário do Brasil hoje administrado pela concessionária GRU Airport, Lemos era um companheiro admirável, amável, solidário, irmão e um sindicalista de luta.

À frente do SINA, que representa há 34 anos as/os aeroportuárias (os) da Infraero e das concessionárias, Lemos lutou de forma incansável em defesa dos aeroportos públicos, da soberania, por mais direitos, respeito e empregos de qualidade para categoria aeroportuária.

Lemos participou da primeira temporada do Podcast Embarque 360º em 2021 (abaixo) e falou sobre a importância da Infraero em continuar administrando os aeroportos brasileiros, porque detém o maior know-how de aeroportos do mundo, com atividade reconhecida internacionalmente.

Organizou greves e mobilizações históricas na aviação e conquistou junto com os trabalhadores e trabalhadoras dos aeroportos acordos coletivos/convenções que foram essenciais para garantia dos direitos da categoria aeroportuária no país. Outra luta importante do SINA, que iniciou em 2017, foi a conquista da cláusula de amparo e proteção às mulheres vítimas de violência, que hoje é referência em todo o Brasil e pode ser inserida nos acordos ou convenções coletivas de todas as empresas.

Com união, coragem e responsabilidade, Lemos sempre lutou e defendeu os interesses da categoria aeroportuária e as bandeiras de luta do movimento sindical por uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária.

Ele deixa um legado de lutas, conquistas e também muita saudade. A Redação da Revista Embarque se solidariza com a família, filhos e amigos do companheiro Lemos neste momento de dor, que Deus conforte o coração de todos.

O velório acontece nesta quarta-feira, dia (25), no Crematório da Vila Alpina, às 14h e a cremação será às 16h. O endereço está localizado à Av. Francisco Falconi, 437, Jardim Avelino.

Francisco Lemos, presente!
Hoje e sempre!

(Visited 161 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com