Cigarros eletrônicos são utilizados nos terminais norte-americanos
5 de dezembro de 2013
Não existem leis específicas, mas não são todos que adotam a utilização.
Já é possível fumar e-cigarros (cigarros eletrônicos) dentro do terminal de alguns aeroportos dos EUA. A questão, porém, ainda divide os grandes aeroportos norte-americanos. Por enquanto, leis estaduais e municipais não interferem na decisão dos aeroportos sobre o polêmico uso do e-cigarro em ambientes fechados. Isso porque os espaços dos aeroportos são regulados pelo Conselho Internacional de Aeroportos. Esta área cinza levou a diferentes protocolos nos aeroportos e,às vezes, até mesmo dentro do próprio aeroporto. (fotos: Divulgação/Kalleboo-Flick)
Por exemplo, o Ronald Reagan Washington National Airport, em Washington, permite o uso do e-cigarro nas suas instalações. Por outro lado, o Chicago’s airports, em Chicago, considera os e-cigarros iguais aos cigarros de tabaco e proibiu seu uso, exceto em áreas designadas para fumantes. Já o Miami International Airport, em Miami, permitiu, mas agora está revendo a sua política.
Os casos mais confusos são os de LaGuardia International and John F. Kennedy International airports, ambos em Nova Iorque, que proíbem e permitem uso de e- cigarro – dependendo do terminal. A Autoridade Portuária de Nova York supervisiona os aeroportos e proíbe o uso do e-cigarro nos terminais que opera. Porém, permite que os terminais alugados a companhias aéreas e empresas privadas tenham suas próprias políticas sobre o uso do cigarro eletrônico.
Saúde
O uso do e-cigarro foi “crescendo rapidamente”, de acordo com o Centers for Disease Control (CDC). Um em cada cinco fumantes já tinha experimentado os e-cigarros em 2011, o dobro do número do ano anterior, segundo um relatório do CDC. Em geral, cerca de 6 % dos americanos fumaram cigarros eletrônicos em 2011.
O departamento de saúde dos EUA, Food and Drug Administration (FDA), testou em 2009 amostras de solução líquida de nicotina vaporizada por e-cigarros e encontrou “níveis detectáveis de agentes cancerígenos conhecidos e produtos toxicos”. A indústria do e- cigarro, no entanto, diz que o produto é uma alternativa de baixo risco aos cigarros de tabaco e que não produz fumo passivo.
De qualquer forma, o FDA irá propor regras nacionais para os e-cigarros, incluindo como eles podem ser comercializados e restrições de idade para a compra dos mesmos.
Europa
Já na Europa, o Heathrow Airport, um dos aeroportos mais importantes do mundo que se encontra em Londres, designou nesse mês de dezembro uma zona para fumantes de e-cigarros. Porém, a União Europeia proíbe a utilização de cigarros eletrônicos, porque segundo a entidade “normalizam a ação de fumar”.
Ana Abril com informações do USA Today e da Time
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com