25 aeroportos na Finlândia terão equipamentos anti-neve

5 de dezembro de 2013

Em Helsinque, capital do país, as temperaturas podem chegar aos -10 ° C.

Helsinki Airport, o aeroporto mais importante do país, localizado na capital Helsinque, receberá seis veículos-escova e um arado de neve. Também será instalado no aeroporto um sensor para monitorar as condições da pista de pouso. (fotos: Divulgação) Os  investimentos serão de cerca de US$ 12 milhões.

Em um inverno típico em Helsinque as temperaturas podem chegar aos -10 ° C, com a neve atingindo mais de meio metro de profundidade. Henri Hansson, diretor de tecnologia e meio ambiente da Finavia, explica que as medidas tem o objetivo de manter os aeroportos abertos apesar das condições climáticas.  “Os veículos escova rebocados por um caminhão, os limpa-neves e o equipamento para espalhar substâncias anti-derrapantes são equipamentos estratégicos para a Finavia e serão usados em todos os 25 aeroportos na Finlândia”. Segundo ele, com um equipamento eficaz, as pistas podem ser mantidas em segurança e com um impacto ambiental pequeno.

thumbnail

Tecnologia Nacional 

Entre as preocupações da Finavia está o uso de tecnologia nacional. “Temos vindo a desenvolver a nossa experiência de neve através de uma estreita cooperação com os fornecedores por muitos anos, por isso é muito importante que um fornecedor finlandês tenha êxito no processo de concurso público. Desta forma, os grandes investimentos em aeroportos também apoiam o emprego na Finlândia”, diz Hansson.

O ciclo de vida dos equipamentos na empresa, em média, é de 20 anos. No entanto, existe hoje uma rotatividade de equipamentos entre os aeroportos. Assim, as máquinas que têm sido utilizadas por mais tempo em aeroportos com grande fluxo são substituídas por outras que operavam menos horas, em aeroportos com um menor tráfego.

Finnair-Plane-Snow-930x523

Ações

Além dos equipamentos anti-neve, os aeroportos também possuem outras estratégias para manter a segurança em condições de baixas temperaturas e neve. O departamento de manutenção do Helsinki Airport, por exemplo, possui mais de 20 táticas treinadas em cooperação com o departamento de controle de tráfego para aplicar de acordo com as condições meteorológicas. Além disso, a experiência também é outro fator chave para manter a normalidade nos aeroportos que vivem situações climáticas extremas.

A gestão do Helsinki Airport tem recebido reconhecimento internacional por sua capacidade para operar com confiabilidade em condições de neve intensa. Outros aeroportos geridos pela Finavia também figuram no topo do padrão internacional para a operação em climas extremos.

Ana Abril com informações da ACI Europe e da ITCM

Ana Abril (90 Postagens)

Estudante do último ano da dupla graduação em Jornalismo e Comunicação Audiovisual. Mora em Praga, na República Tcheca. Colunista da Revista Embarque.


Redação Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com.br

Fone: (11) 3101-1912

Comentários