GRU Airport completa dois anos com melhorias
De estacionamento a terminais o aeroporto está mais moderno e seguro
21 de agosto de 2015
O GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo passa pelo maior processo de transformação desde o início das operações, em 1985. A construção do Terminal de Passageiros 3, o edifício-garagem, a ampliação dos pátios de aeronaves e o acesso viário são as principais obras de infraestrutura entregues pela Concessionária nesses dois anos de gestão.
Confira, a seguir, as melhorias do novo GRU Airport
Terminal 3
A GRU Airport inaugurou, em maio de 2014, o novo Terminal de Passageiros, o TPS3, com capacidade inicial para receber 12 milhões de pessoas por ano e voltado exclusivamente para voos internacionais. O novo terminal possui uma área de 192 mil m² e pátio com 34 posições de aeronaves, das quais 20 têm pontes de embarque. Além disso, ele conta com tecnologias e equipamentos comparáveis aos dos melhores aeroportos do mundo.
Estacionamento
Inaugurado em maio de 2013, o edifício-garagem possui 8 andares, 84 mil metros m² de área construída e capacidade para 2.644 veículos. A praticidade e agilidade são garantidas por um moderno sistema de gestão de vagas, sem contar os caixas automáticos para pagamento e painéis de informação de voos, além do serviço de manobrista 24 horas.
Desde o início da concessão, o GRU Airport passou por uma reformulação das áreas de estacionamento que resultaram na duplicação do número de vagas: o aeroporto passou de 3,9 mil vagas no período pré-concessão para 8 mil atuais.
Terminais 1, 2 e 4
Toda a sinalização foi atualizada e agora contamos com aproximadamente 900 novas placas, sendo 700 iluminadas. Pode vir tranquilo que nosso layout padronizado de sinalização facilita a interpretação de passageiros do mundo todo.
Já são mais de 600 assentos reformados e cerca de 1.200 lâmpadas instaladas. Dentro do projeto de acessibilidade, foi concluída a revitalização dos pisos podotáteis nos Terminais 1, 2 e 4, que auxiliam a locomoção e atendimento de deficientes visuais.
– Os quatro conjuntos de banheiros de acesso público foram reconstruídos e ganharam uma área três vezes maior, um visual mais arejado e melhores condições de acesso.
– Para agilizar o fluxo de passageiros, criamos a área de espera anterior às filas de check-in e extinguimos o selo de check-in na entrada da área de raio-X.
– Em julho de 2013, foi ampliada a área de raio-X no embarque doméstico. O espaço teve um aumento de mais de 65%.
– Com a expansão do Terminal 2, agora são mais 6 mil metros quadrados que incluem uma praça de alimentação e a Duty Free com tamanho duplicado.
– O embarque remoto internacional e nacional do Terminal 2 também foi ampliado. A reforma permite reverter esse espaço versátil em uma única área de embarque, seja nacional ou internacional, de acordo com a demanda.
Pátio e Pistas
– Para atender aos voos internacionais do Terminal 3, foram construídos dois pátios de aeronaves. Juntos, eles possuem capacidade para 34 aeronaves, sendo 20 com pontes de embarque.
– Desde que a Concessionária assumiu a gestão do aeroporto, o número de vagas de aeronaves aumentou de 80 posições no período pré-concessão para 124 atuais.
Segurança
– No setor de Respostas a Emergências, a Concessionária adquiriu dois caminhões contra incêndio utilizados em mais de 80 terminais aeroportuários do mundo. A mais nova aquisição faz parte do plano de modernização da frota do aeroporto.
– Os portões e-gates já estão em operação. Com os novos recursos, o processo de inspeção de passaporte realizado pela Polícia Federal foi consideravelmente agilizado, reduzindo o procedimento de três minutos, em média, para apenas 30 segundos.
Compras e alimentação
– Foi ampliado o número total de estabelecimentos comerciais de 102 para 239. Outra conquista importante foi a renovação do contrato com a Dufry, que praticamente duplicou a área das lojas do Duty Free no Desembarque do Terminal 2.
– A nova Praça de Alimentação incrementou a oferta aos passageiros. Agora são oito opções de restaurantes – McDonald’s, Risotto Mix, Vivenda do Camarão, Montana Express, Viena Snacks, Desfrutti, Staburck’s e a rede de restaurantes americana especializada em frutos do mar, Red Lobster. O espaço conta também com uma unidade da Livraria Saraiva.
Todas essas melhorias, e tantas outras que ainda estão por vir, incluem o GRU Airport entre os principais aeroportos do mundo. O maior aeroporto do Brasil e da América Latina espera você de portões e braços abertos. Mais do que um desejo, aqui a boa viagem é uma realidade.
Com informações do GRU Airport
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com