Istambul se prepara para construir o maior Aeroporto do mundo

Considerada a quinta maior cidade do mundo, Istambul, localizada na Turquia/Europa, terá em 2016 o maior Aeroporto de passageiros do mundo.  As obras já iniciaram e a expectativa é que o novo

12 de março de 2013

Considerada a quinta maior cidade do mundo, Istambul, localizada na Turquia/Europa, terá em 2016 o maior Aeroporto de passageiros do mundo.  As obras já iniciaram e a expectativa é que o novo Aeroporto receba 150 milhões de passageiros por ano – esse número corresponde a quase a população do Brasil – estimada em 190 milhões de habitantes.

O gigante Aeroporto será criado às margens do Mar Negro, entre os povoados de Yeniköy e Akpinar, e terá uma extensão de 90 milhões de metros quadrados. O terreno, situado a 35 quilômetros do centro de Istambul, está repleto de antigas minas de carvão, algumas com até 100 metros de profundidade, e todas serão preenchidas logo no início da obra. O aeródromo contará com seis pistas. Os investimentos são de mais de 7 bilhões de euros e empregará até 120 mil pessoas.

Após a conclusão da sua primeira fase, o Aeroporto de Istambul terá estrutura para receber 100 milhões de passageiros, um número que já é superior ao aeroporto de Atlanta, nos Estados Unidos, hoje o maior do mundo. Em 2012, Atlanta recebeu 95 milhões de pessoas.

Por enquanto, Istambul dispõe de dois aeroportos, o de Atatürk, que movimenta 37 milhões de passageiros por ano, e o de Sabiha Gökçen, no lado asiático, com 12 milhões, embora tenha capacidade para receber quase o dobro.

O novo Aeroporto será administrado pela empresa ganhadora da concessão do governo turco, cujo resulta-do sairá no dia 3 de maio deste ano. O vencedor administrará o Aeroporto até 2040.

1-      Atlanta/Estados Unidos

O “Hartsfield-Jackson Atlanta International Airport” é o mais movimentado do mundo. Opera em toda a América do Norte, Central e alguns pon-tos da América do Sul, além do Caribe e nas principais cidades da Europa. Em 2012, o Aeroporto registrou a marca de 95,46 milhões de passageiros.

http://www.atlanta-airport.com/

2-       Pequim/ China

O “Beijing Capital International Airport” é um dos mais agitados do país e do mundo. Está em contínua expansão e modernização. Passaram pelo Aeroporto 81,8 milhões de pessoas em 2012.

http://en.bcia.com.cn/

3-      Londres/Reino Unido

O “Heathrow Airport” é o maior e mais movi-mentado, não só no país, mas também em toda a Europa. Recebe voos dos principais pontos dos cinco continentes. O número de pessoas que pas-sou, em 2012, foi de 75,5 milhões.

http://www.heathrowairport.com/

4-      Chicago/ Estados Unidos

O “Hare International Airport” é o prin-cipal da cidade, localizada no Estado de Il-linois. Historicamente, o aeroporto sempre ocupou o segundo posto de mais movimen-tado do mundo, depois de Atlanta. Hoje, está na quarta posição no ranking. Em 2012, o Aeroporto registrou 66,7 milhões de pessoas.

http://www.flychicago.com/

5-      Tóquio/Japão

O “Haneda Airport” está situado no bairro de Ota, em Tóquio. Considerado um dos mais importantes da Ásia, realiza a maioria dos voos de cabotagem do país. Em 2011, a movi-mentação de passageiros foi de 62,26 milhões.

http://www.haneda-airport.jp/inter/en/

6-      Guarulhos/Brasil

O “Aeroporto Internacional de São Paulo”, o GRU Airport, é o maior da América Latina. Ocupa a 45ª posição entre os aeroportos mais movimentados do mundo. Em 2012, recebeu 32 milhões de passageiros e em 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil, receberá 46,29 milhões.

http://www.gru.com.br/pt/

 

Redação Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com.br

Fone: (11) 3101-1912