Movimentação nos aeroportos da Infraero deve crescer 27% no Carnaval

Fluxo mais intenso é esperado na sexta-feira e na quarta-feira de Cinzas

Por: Redação da Revista Embarque - 12 de fevereiro de 2026

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Cerca de 120 mil passageiros devem circular pelos dez aeroportos administrados pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) durante o feriado de Carnaval, entre os dias 13 e 18 de fevereiro. O volume representa um aumento de 27% na demanda em comparação ao mesmo período de 2025. Ao todo, a malha aérea nacional para esses terminais prevê 1.020 slots (termo técnico para horários autorizados de pousos e decolagens) baseados no planejamento das empresas aéreas.

O pico de movimentação é aguardado para a sexta-feira de Carnaval (13) e a Quarta-feira de Cinzas (18). O Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, lidera as operações com a expectativa de receber 111 mil viajantes. Na sequência, os terminais de Passo Fundo (RS) e Vale do Aço (Ipatinga-MG) aparecem como os mais requisitados da rede.

Operação e Atendimento ao Usuário
Para gerenciar o fluxo intenso, a Infraero reforçou o efetivo de segurança e os serviços de infraestrutura. Funcionários identificados por coletes amarelos — os chamados “amarelinhos” — atuarão no saguão e nas áreas de embarque para auxiliar o público com informações sobre fluxos e serviços.

Aos passageiros, a recomendação técnica para evitar transtornos é o check-in antecipado (procedimento de confirmação de presença no voo) e a chegada ao terminal com, no mínimo, 90 minutos de antecedência.

Direitos e Deveres
Em casos de dúvidas sobre as normas de transporte, a orientação é consultar o “Guia do Passageiro” no site da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). O documento detalha as obrigações das companhias em situações de Atrasos, Cancelamentos, Acessibilidade e Documentação.

(Visited 141 times, 4 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com