Com polêmicas, novo Istambul Grand Airport é inaugurado

Obra deve ser concluída em 2028 e aeroporto vai atender cerca de 300 destinos

Por: Vanessa Barboza, Redação Revista Embarque - 6 de novembro de 2018

Istambul Grand Airport (IGA), aeroporto, inauguração

Para celebrar o 95º aniversário da Turquia como República, foi inaugurado no dia 29 de  outubro o  novo Istambul Grand Airport (IGA).

Inicialmente, o aeroporto terá um número limitado de voos para cinco destinos, informou Kadri Samsunlu, diretor geral do Terminal, à imprensa. Segundo ele, somente três destinos na Turquia (Ancara, Antalya e Izmir) e dois internacionais para Baku (Azerbaijão) e Ercan (Chipre do Norte) serão lançados do novo IGA, operado pela companhia aérea nacional, a Turkish Airlines. Até dezembro, novas rotas serão transferidas para o novo aeroporto.

A meta inicial do novo aeroporto é receber mais de 90 milhões de passageiros.  Quando concluído, em 2028, o aeroporto movimentará 200 milhões de passageiros, o dobro do que movimenta  o Aeroporto Internacional de Atlanta-Hartsfield, em um ano e  abrigará mais de 300 destinos.

Até 2028, o Istambul Grand Airport (IGA)  terá seis terminais e dois terminais distribuídos 76,5 milhões de metros quadrados no norte de Istambul, a 35 km do centro da cidade.

 Polêmicas

O IGA  não  ficou livre de polêmicas. Durante sua construção, que teve início em 2013, houve preocupações sobre questões ambientais, direitos trabalhistas e o enfraquecimento da economia da Turquia.

Trabalhadores que fizeram parte da obra realizaram protestos e foram presos em setembro, a maioria deles foi libertada sem acusação, mas cerca de 20 permanecem presos.

Segundo o IGA, 30 trabalhadores morreram desde o começo do ano durante a obra. Atualmente, 36 mil trabalham no local da construção do gigante de Istambul.  A expectativa é que em 2028 o aeroporto tenha 1,5 milhões de funcionários.

 

*Com agências

 

 

 

 

 

 

(Visited 125 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com

Fone: (11) 96948-7446

Whatsapp: (11) 96948-7446