JFK Airport homenageia os Beatles

7 de fevereiro de 2014

Uma cerimônia especial celebra os 50 anos do desembarque do quarteto de Liverpool.

Em 7 de fevereiro de 1964, os Beatles desembarcavam pela primeira vez no John F. Kennedy (JFK) International Airport, um dos aeroportos mais importantes dos EUA. Após 50 anos, o aeroporto comemorar a histórica desta data  inaugurando uma placa durante uma cerimônia especial. O local escolhido é o Terminal Central do aeroporto, ou seja, o ponto onde o quarteto londrino deu sua primeira entrevista coletiva para o público. (fotos: Getty Images / Nationaal Archief)

A Beatlemania, isto é, a paixão dos fãs pelo grupo iniciada nos anos 60, continua até nossos dias em forma de homenagens e tributos. O Liverpool, uma banda cover dos Beatles, tocará as músicas mais míticas do grupo durante a cerimônia realizada pelo aeroporto, que será presidida por Pat Foye, o diretor executivo do aeroporto, e Deb Gramiccioni, o vice-diretor.

O JFK International Airport conta em um comunicado como foi a chegada do quarteto de Liverpool no ano 1964. “Após o desembarque pela escada do avião, os Beatles realizaram sua primeira entrevista coletiva dos EUA no aeroporto, começaram sua primeira turnê no país e iniciaram a Beatlemania”, disse o comunicado. John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison chegavam desde Londres em um vôo da Pan Am –uma aerolinha histórica que desapareceu nos anos 90- para provocar uma revolução no cenário musical estadunidense.

quartetoO quarteto de Liverpool desembarcando no John F. Kennedy International Airport

Nem os trabalhadores do aeroporto nem mesmo os Beatles esperavam a grande multidão que foi receber ao quarteto durante seu desembarque nos EUA. Segundo o site Ultimate Classic Rock, o próprio Paul McCartney ficou surpreso com o recebimento. “Havia milhões de crianças no aeroporto que ninguém esperava”, disse Paul McCartney. “Nós ouvimos isso quando ainda estávamos no ar. Havia jornalistas no avião, e o piloto disse: “Diga aos rapazes que há uma grande multidão esperando por eles”. Nós pensamos: “Uau, isso tudo é por nós”, finalizou o cantor.

A homenagem do aeroporto coincide com o Fest for Beatles Fans, um festival de três dias que acontece na cidade de Nova Iorque e que contará com a atuação de cantores britânicos como Peter Asher, Donovan ou o dueto Chad & Jeremy.

Igual a o que aconteceu em 1964, a televisão dedicará um espaço para o histórico grupo. A CBS-TV realizará um especial de duas horas sobre os Beatles entre às 20h e 22h da noite do domingo. A data é significativa porque exatamente meio século antes o quarteto musical aparecia no show televisivo de Ed Sullivan.

Ana Abril com informações de Los Angeles Times e do Ultimate Classic Rock

(Visited 653 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com