Projeto de lei exige que aeroportos californianos instalem salas para mães lactantes

2 de junho de 2014

A proposta prevê o oferecimento de acomodações para que as progenitoras possam retirar o leite materno com privacidade

A Assembleia Estadual da Califórnia aprovou um projeto de lei que exige aos 10 maiores aeroportos do estado, situado no sudoeste dos EUA, o oferecimento de salas para que as mães possam retirar o leite materno com privacidade. Segundo dados de uma pesquisa feita em 2013 pelo Escritório de Estatística Trabalhista dos EUA, 57% das mães estadunidenses com filho menor de um ano estão empregadas. Muitas dessas mulheres têm que viajar por causa do trabalho, o que dificulta as atividades de alimentação e cuidado dos seus filhos. Por isso, a importância da nova proposta que permitirá as mães californianas alimentar aos seus filhos com leite materno enquanto viajam. (fotos: KinderCare / Breast Feed Chicago / Tokyo Urban Baby)

O projeto de lei apresentado pelo membro da Assembleia Bonnie Lowenthal estabelece que os terminais existentes ofereçam quartos com uma tomada elétrica para bombear o leite materno. Nos terminais em construção, quartos com pias para a posterior higiene da mãe serão uma exigência.

breastfeed

Caso aprovado, o projeto valerá apenas em 2016 e, por enquanto, só será aplicado nos 10 maiores aeroportos da Califórnia. Atualmente, só o San Francisco International Airport possui uma sala com os requerimentos que a proposta estabelece.

As citadas salas não devem ser confundidas com as salas de amamentação ou fraldários, ambos disponíveis em quase todas as instalações aeroportuárias dos EUA. Essas novas salas precisam de tomadas elétricas para o uso da bomba de sucção de leite materno.

A importância do projeto reside no crescente uso das bombas extratoras de leite materno, usadas por muitas mães por diversas razões. A principal delas é continuar amamentando os filhos após o retorno do trabalho. Dessa forma, os bebes podem continuar se alimentando através de uma mamadeira mesmo quando a mãe está distante. Igualmente, as bombas podem ser usadas para aliviar o ingurgitamento mamário, uma condição dolorosa caracterizada pelo excesso de leite nas mamas. O aparelho também é muito importante para as mães cujos bebes não engolem corretamente ou não podem fazê-lo por razões fisiológicas como lábio leporino, por exemplo.

breastfeed

Brasil

Nos aeroportos brasileiros não existe nenhuma sala especialmente desenhada para a extração de leite materno e, o que ainda é mais preocupante, muito poucas salas de amamentação possuem as devidas instalações e uma higiene adequada. No Aeroporto de Brasília, por exemplo, existe uma sala de amamentação, porém está situada na Sala Vip do aeroporto. Por conta disso, apenas os associados a determinados cartões de crédito ou aqueles que podem pagar o valor de  R$100 por um passe diário, podem entrar nesta área reservada. Consequentemente, as mães que viajam e não possuem uma alta renda não poderão amamentar os seus filhos de maneira cômoda, higiênica e privada.

Ana Abril com informações da AP, do Falando de Viagem e do Mehores destinos

(Visited 169 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com