Sem torre de controle, Aeroporto na Escandinávia deve ser inaugurado em dezembro

Terminal terá monitoramento 100% virtual, operado por controladores a cerca de 300 km de distância

Por: Vanessa Barboza, Redação Revista Embarque - 18 de outubro de 2019

Projeto do novo aeroporto - divulgação

Com previsão de inauguração próxima do Natal, auge do inverno europeu, o Scandinavian Montains Airport, na Suécia, será o primeiro aeroporto do mundo sem torre de controle de tráfego aéreo.

Segundo informações da imprensa do país, o aeroporto terá monitoramento 100% virtual, operado por controladores a cerca de 300 km de distância, na cidade sueca de  Sundsvall.

Para isso, os profissionais responsáveis pela operação de controle receberão os dados necessários para gerenciar o tráfego aéreo e orientarão o voo por de câmeras e sensores especiais instaladas no aeroporto. Há cerca de 3 anos, Sundsvall cuida dos voos dos aeroportos de Örnsköldsvik, no norte da Suécia e do Sundsvall-Timra.

Outros aeroportos na Europa também estão testando torres remotas. Só na Noruega, 15 aeroportos estão fechando suas torres e transferindo operações para salas de controle remoto.

O Scandinavian Mountains Airport deverá ser inaugurado no dia 21 de dezembro e está localizado próximo as maiores estações de esqui da Suécia.

 

(Visited 161 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com

Fone: (11) 96948-7446

Whatsapp: (11) 96948-7446