Stephanie Pope assume como CEO da Boeing

Dave Calhoun renuncia ao cargo de CEO, mas permanecerá na empresa para concluir projetos até o fim do ano.

Por: Redação Revista Embarque - 27 de março de 2024

Stephanie Pope (Crédito: Assessoria de Imprensa da Boeing)

O presidente e CEO da Boeing, Dave Calhoun, anunciou hoje sua decisão de renunciar ao cargo de CEO ao final de 2024, mas continuará atuando na empresa ao longo do ano para concluir o importante trabalho em andamento de estabilizar e posicionar a empresa para o futuro. 

Larry Kellner, presidente do conselho, informou ao conselho que não pretende se candidatar à reeleição na próxima Assembleia Anual de Acionistas. O conselho elegeu Steve Mollenkopf como presidente independente do conselho para suceder a Kellner. Nessa posição, Mollenkopf liderará o processo do conselho para selecionar o próximo CEO da Boeing. 

 Além dessas mudanças, Stan Deal, presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes (BCA), anunciou sua aposentadoria e Stephanie Pope foi nomeada para liderar a BCA a partir de hoje.   

“Tem sido o maior privilégio da minha vida servir à Boeing”, disse Calhoun em carta aos funcionários. “Os olhos do mundo estão voltados para nós e sairemos deste momento como uma empresa melhor. Continuaremos focados na conclusão do trabalho que fizemos juntos para devolver a estabilidade à nossa empresa após os desafios extraordinários dos últimos cinco anos, com segurança e qualidade em primeiro lugar de tudo o que fazemos.”  

Kellner atuou no conselho da Boeing por 13 anos e como seu presidente desde o final de 2019. Como presidente, supervisionou o estabelecimento de um novo comitê de segurança aeroespacial do conselho e, durante a sua gestão, liderou a contratação de sete novos diretores independentes, trazendo conhecimento profundo sobre engenharia, segurança, manufatura e aeroespacial ao conselho da Boeing. 

“A Boeing desempenha um papel essencial em nosso mundo, então servir a esta empresa e ao nossos funcionários foi uma grande honra”, disse Kellner. “Depois de mais de uma década no conselho e vários anos como presidente, tenho pensado sobre o momento certo para uma mudança de liderança do nosso conselho e tenho discutido esse assunto com Dave e o conselho, em conjunto com o planejamento do Dave sobre seu cronograma de sucessão. Quero agradecer a Dave pela grande liderança em nossa empresa e sei que, neste ano, ele terminará o trabalho que iniciou em 2020 para posicionar a Boeing e nossos funcionários para um futuro mais forte.

Com a decisão de Dave de deixar o cargo de CEO no final deste ano, agora é o momento certo da transição para o meu sucessor. Steve é o líder ideal para assumir o cargo de presidente do conselho; além disso, é importante que o processo de seleção do CEO seja liderado por um novo presidente que permanecerá no comando como parceiro do novo CEO. Com um conselho forte, uma excelente equipe de administração e 170 mil funcionários dedicados da Boeing, estou totalmente confiante no futuro da nossa empresa.” 

Mollenkopf atua no conselho de administração desde 2020. Antes, foi CEO da Qualcomm. Ele possui bacharelado e mestrado em engenharia elétrica. 

 “É uma honra assumir esta nova função”, disse Mollenkopf. “Tenho total confiança nesta empresa e na sua liderança – e juntos estamos empenhados em tomar as medidas certas para reforçar a segurança e qualidade, para atender às necessidades dos nossos clientes. Também quero agradecer ao Larry e ao Dave pela excepcional administração da Boeing durante um momento desafiador e muito importante para a Boeing e para a indústria aeroespacial.” 

 Pope atua como diretora de operações da Boeing desde janeiro deste ano. Antes, foi presidente e CEO da Boeing Global Services (BGS), onde liderou os serviços aeroespaciais da empresa para clientes comerciais, governamentais e da indústria de aviação em todo o mundo. Antes, ela foi diretora financeira da Boeing Commercial Airplanes e ocupou cargos em todas as unidades de negócios da Boeing. Pope assume imediatamente o cargo de presidente e CEO da BCA. 

  

(Visited 147 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com