Viracopos é referência como operador global de cargas de produtos farmacêuticos

Esta conquista é mais um resultado de uma série de investimentos realizados pela concessionária

6 de janeiro de 2020

Ricardo Lima (Câmaras Frigoríficas do Terminal de Carga de Viracopos, onde hoje são armazenados medicamentos e produtos da indústria farmacêutica).

Eleito melhor Terminal de Carga do Mundo em 2018 na categoria até 400 mil ton./ano, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (90 km de São Paulo), conquistou um certificado internacional que credencia o terminal a se tornar um dos principais aeroportos da América Latina a importar e exportar produtos da indústria farmacêutica.

Viracopos obteve a certificação global CEIV PHARMA (Center of Excellence for Independent Validators in Pharmaceutical Logistics), emitida pela IATA (International Air Transport Association), que tem por objetivo auxiliar as organizações e toda a cadeia de fornecimento de carga aérea a atingir a excelência na logística de produtos farmacêuticos.

“Com a confirmação do certificado, Viracopos passa a ser reconhecido como operador global de cargas de produtos farmacêuticos, sendo acreditado internacionalmente como parte integrante de uma cadeia segura, evidenciando a reconhecida qualidade e confiabilidade de seus serviços para as empresas do ramo farmacêutico e favorecendo o crescimento de novos negócios neste setor para o aeroporto e, principalmente, para o Brasil”, disse o presidente da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, Gustavo Müssnich.

Esta conquista é mais um resultado de uma série de investimentos realizados pela concessionária Aeroporto Brasil Viracopos no TECA (Terminal de Carga) desde o início da concessão. “São mais de R$ 80 milhões investidos em melhorias e modernização do Terminal de Carga desde 2012”, disse o diretor de Operações da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, Marcelo Mota.

A certificação global de Viracopos garante à indústria farmacêutica que o transporte e o armazenamento dos produtos deste segmento estejam em conformidade com as melhores práticas mundiais. “Com a garantia de qualidade e confiabilidade nos processos logísticos, Viracopos está pronto para processar ainda mais importações e exportações das principais empresas farmacêuticas do mundo”, completou o gerente de Operações de Carga do TECA de Viracopos, Ricardo Luize.

Atualmente, Viracopos já atende a algumas das principais indústrias farmacêuticas mundiais. Com a ampliação de suas câmaras frias realizada nos últimos três anos, o TECA está preparado para o aumento de demanda do setor farmacêutico.    Viracopos investiu na ampliação e melhorias no complexo frigorífico, de forma que atualmente conta com 11 câmaras frias e uma antecâmara com temperaturas controladas que ficam entre -18°C e 22°C.

Para um melhor  atendimento das cargas farmacêuticas, Viracopos conta com câmaras com temperaturas flexíveis que podem ter seu ‘set point’ alterado, modificando o range de temperatura do local quando necessário. Auditorias O processo de certificação foi constituído por 3 etapas e foi iniciado em 2016. A primeira etapa foi a de preparação, onde é realizado o preenchimento de aproximadamente 284 itens de um check list e mensurado o nível de compatibilidade dos processos atuais com relação às premissas da certificação.

O  aeroporto realizou o treinamento para as pessoas consideradas ‘chave’ no processo da cadeia Pharma, ministrado por instrutores da IATA que são especializados no assunto e, uma auditoria prévia, chamada de assessment. Na ocasião, um auditor da Associação visitou o aeroporto e verificou as questões relatadas no check list, buscando identificar qual o real nível de compatibilidade de acordo com as melhores práticas da IATA.

Com a certificação, a concessionária de Viracopos apresenta à sociedade o cuidado quanto à cadeia logística dos produtos farmacêuticos para que sejam disponibilizados em condições satisfatórias, com qualidade, segurança e eficácia ao usuário final. Melhor TECA do Mundo em 2018 Como reconhecimento das melhorias e dos investimentos realizados, Viracopos foi eleito o melhor aeroporto de carga do mundo no Air Cargo Excellence Awards 2018, na categoria até 400 mil toneladas/ano. A premiação é realizada pela Air Cargo World, uma das principais publicações do setor.

(Visited 112 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com

Fone: (11) 96948-7446

Whatsapp: (11) 96948-7446