Visto eletrônico atrai turismo na Índia

13 de julho de 2014

O e-Visa é mais cômodo e fácil de se obter e já foi implementado em nove aeroportos do país

As facilidades para se entrar em um país influenciam diretamente no número de turistas que o mesmo recebe. A Índia sabe bem disso e, por essa razão, já implementou o visto eletrônico (e-Visa) em nove aeroportos do país. Por enquanto, o sistema ainda está em fase de teste, mas espera-se que a ação facilite a obtenção do visto e, portanto, o aumento de visitantes no país. (fotos: Skift / Visa reporter)

A medida foi anunciada pelo ministro de Finanças da Índia, Arun Jaitley, em conjunto com outras ações durante a apresentação do orçamento de 2014. O país também planeja a construção de aeroportos em pequenas cidades com o objetivo de aumentar o tráfego aéreo e não sobrecarregar os grandes aeroportos. Estas ações são vistas como mais um incentivo à economia do país, gerando mais empregos e riqueza no setor turístico.

A internacionalização do e-Visa

O e-Visa deixa para trás os carimbos e etiquetas nos passaportes e liga o visto eletronicamente com o número do passaporte. A principal vantagem é que o processo pode ser feito pela Internet, sem necessidades de se deslocar até um organismo oficial.

Tourists-from-40-countries-may-get-Indian-e-visa-from-DecTuristas de mais de 40 países diferentes poderão obter o e-Visa indiano a partir de dezembro de 2014

Os países que poderão obter o e-Visa para viajar na Índia serão anunciados em diferentes fases. Ao tudo, as autoridades do país esperam estender este recurso a 109 países, após a fase de teste.

Porém, a Índia não é o único país que está se beneficiando das vantagens do visto eletrônico. A Austrália foi pioneira na emissão deste tipo de visto. As recentes mudanças na lei de imigração do país estabeleceram que quase todos os vistos, incluindo os de residência permanente, sejam emitidos eletronicamente, a menos que seja necessária uma etiqueta para embarcar no avião, por exemplo.

Armênia, Singapura, Turquia e Sri Lanka são alguns dos países que aderiram ao e-Visa, porém com mais restrições que a Austrália.

Ana Abril com informações da IATA e do NDTV
(Visited 451 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com