30 de novembro: Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele

21 de novembro de 2013

A melhor dica da Sociedade Brasileira de Dermatogia é a prevenção.

O câncer da pele é o mais frequente no Brasil e corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no país. Os cânceres da pele mais comuns são o carcinoma basocelular (70% dos casos), carcinoma espinocelular (25%) e o melanoma (4%).

Os fatores de risco para o câncer da pele são: pele clara, sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros, antecedentes familiares com histórico da doença, queimaduras solares, incapacidade para bronzear e pintas.

Entre as causas que desenvolvem a doença, uma das principais são a radiação ultravioleta pela exposição ao sol por muitas horas. Mesmo que você já tenha parado de tomar sol por algum tempo, a radiação fica acumulada permitindo a manifestação da doença. Outros riscos de desenvolver o Câncer da Pele são o bronzeamento artificial aplicado na cabines destinadas para isso, além do Raio X.

Diagnóstico
O diagnóstico rápido pode amenizar a gravidade dos tipos de Câncer da Pele, mas a confirmação só deve ser feita por um dermatologista. Todos devem ter o hábito e a responsabilidade de cuidar do corpo; observá-lo diariamente. Como prevenção, procure um médico para avaliar pintas ou sinais de nascença.

Fique, também, atento aos sinais precoces. Qualquer alteração na pele não pode ser ignorada tampouco tratada como algo sem importância. Veja mudanças que devem ser observadas: “crescimento na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida; pinta preta ou acastanhada que muda cor, textura, ficando irregular nas bordas e aumentando de tamanho; mancha ou ferida que não para de crescer e apresenta coceira, crostas, erosões ou sangramento”. Enfim, se algo assim surgir no seu corpo, consulte rapidamente um especialista.

576.580 casos surgirão no Brasil em 2014

Em 2014 devem surgir 576.580 novos casos de câncer no Brasil em 2014, segundo a Estimativa 2014 – Incidência de Câncer no Brasil, que foi apresentada na quarta-feira, 27, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e pelo coordenador de Prevenção e Vigilância do Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomas d Silva (INCA), Cláudio Noronha.

A previsão é que o tumor de pele não melanoma, o mais frequente na população feminina e masculina, atinja 182 mil pessoas no próximo ano, equivalente a 31,5% do total. Depois deste, o que mais acomete homens é o câncer de próstata (68,8 mil), que responde por 33,7% da incidência nesse público quando se exclui o de pele. Em relação às mulheres, o segundo de maior ocorrência é o de mama (57,1 mil), responsável por 30% dos casos em relação aos demais tipos.

Prevenção

O melhor tratamento do Câncer da Pele é a prevenção. Evite o sol nos horários das 10 às 16 horas, para não provocar queimaduras solares, especialmente até os 18 anos. Use sempre o kit de proteção: chapéu ou boné, óculos escuros e guarda-sol. Afinal, a sua vida merece 100% de cuidado.

Com informações da Sociedade Brasileira de Cardiologia e Blog da Saúde

Matéria atualizada às 18h20 do dia 27 de novembro de 2013

 

 

(Visited 872 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com