Café melhora o desempenho na prática de esportes
10 de fevereiro de 2014
A bebida é uma fonte rica em vitaminas e nutrientes.
A comunidade médica e de pesquisadores considera, há alguns anos, o café benéfico à saúde humana e eficaz na prevenção de doenças, se consumido em doses moderadas, de 3 a 4 xícaras diárias (500 mg/dia).
Pesquisas baseadas nos estudos do Profº Dr. Darcy Roberto Lima, que foram divulgadas no site da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), e foram coordenadas pela Embrapa Café, comprovaram que a bebida possui, além da cafeína, vitaminas e nutrientes básicos como potássio, zinco, cálcio, ferro, magnésio e diversos outros minerais, que potencializam o desempenho nos esportes e colaboram para a saúde do corpo.
Em atletas que tomam café diariamente durante os treinos, na dose mínima de 4 xícaras, a cafeína atua como estimulante do sistema nervoso e, por retardar a sensação de fadiga, propicia o fortalecimento dos músculos. Ajuda, ainda, na mobilização de substratos de energia para o trabalho muscular. O resultado é mais rendimento físico e queima de gordura como fonte de energia em vez de açúcares encontrados nos carboidratos.
Redação com Portal Brasil
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com