Diabetes: Conheça os tipos e saiba controlar

5 de agosto de 2014

Para controlar os níveis glicêmicos é recomendado praticar exercícios regularmente

 

Aumento de apetite, vontade de urinar o tempo inteiro e algumas alterações visuais? Isso não é bom sinal, pois pode ser diabetes. Doença silenciosa que na maioria das vezes aparece sem mostrar muitos sintomas.

O pâncreas é o órgão produtor de insulina, que é o hormônio responsável pela utilização da glicose pelas células. Quando o órgão não consegue produzir a quantidade de insulina suficiente ou quando a insulina produzida não está agindo normalmente, os níveis de glicose no sangue aumentam e isso causa o Diabetes.

Existem alguns tipos mais comuns de diabetes. O tipo 1 é conhecido também como insulinodependente. Pacientes com esse tipo de diabetes necessitam de aplicação de injeções diárias de insulina, pois o seu corpo já não produz mais insulina ou a produção é pouca.

No diabetes tipo 2, o organismo produz insulina normalmente, mas o corpo se torna resistente à ação do hormônio e as taxas de açúcar no sangue se elevam. Esse tipo de diabetes atinge aproximadamente 90% dos diabéticos e é um mal silencioso.

Gestacional

Existe também o diabetes gestacional, onde as taxas de glicose do sangue durante a gravidez são elevadas, principalmente quando há um aumento efetivo de peso, mas os níveis de glicose voltam ao normal após o parto. É recomendado que mulheres que tiveram casos de diabetes gestacional façam controle das taxas nos anos posteriores à gravidez.

Para controlar os níveis glicêmicos é recomendado praticar exercícios regularmente e com orientação médica. Hidroginástica, caminhada, corrida e natação também ajudam a aliviar situações de estresse.

 

InfrogrficoDiabetes

Revista Embarque com Blog Saúde

(Visited 220 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com

Fone: (11) 96948-7446

Whatsapp: (11) 96948-7446