Troque as gorduras saturadas por saudáveis

19 de maio de 2014

O  consumo em excesso pode causar doenças como infarto, AVC e câncer

O consumo excessivo de gordura saturada, presente principalmente em alimentos de origem animal, ainda é um hábito frequente da população brasileira. Segundo o levantamento do Ministério da Saúde, 31% da população não deixam de consumir carne gordurosa.
A nutricionista do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição, Lena Azeredo, explica que a gordura saturada está presente principalmente em alimentos de origem animal como carnes e leite integral. “Por exemplo, a carne vermelha, às vezes a gordura é aparente quando a carne está crua, a gente assa, a gordura diminui, mas ela entra na carne, então aquela carne também tem aquela gordura, nos óleos também existe uma proporção de gordura saturada, quando o óleo é cru não tem tanta gordura saturada, mas a medida que eu uso ele como fritura, que eu esquento o óleo, eu aumento a saturação da gordura que existe nele, também em alguns alimentos de origem vegetal, o coco tem gordura saturada, o leite, alimentos de origem animal”, destaca.
A nutricionista lembra também que o consumo em excesso de gordura saturada pode causar doenças como infarto, acidente vascular cerebral e câncer. Segundo a especialista, o ideal é diminuir o consumo de carne vermelha e frituras e aumentar a ingestão de alimentos comfibras.
“O consumo de fibras é bem importante junto com o alimento que contenha a gordura e vai ser inevitável que a gente consuma alimentos que contem gordura animal. A fibra ajuda lá no processo de absorção dessa gordura, então o consumo de vegetais, de salada, de frutas, de farelos como aveia, como as leguminosas, feijão, lentilha, grão de bico, ervilha, vão ajudar no processo tanto de digestão como de absorção dessas gorduras”, explica Lena Azeredo.
Ainda de acordo com a nutricionista do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição, alimentos como queijos, iogurte e leite desnatado, óleos vegetais como azeite de oliva, além de castanhas, nozes, abacate, peixes como salmão e sardinha contêm gorduras saudáveis para o organismo funcionar plenamente.

Com informações do Blog da Saúde

(Visited 343 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com