Brasil adere à campanha “Desenhado para o Movimento”
12 de dezembro de 2013
O projeto traça uma agenda para que os brasileiros tenham um estilo de vida saudável.
Com o objetivo de apresentar propostas para diminuir os índices de sedentarismo e de obesidade infantil no Brasil, a Nike lançou, na terça-feira, 10, o relatório Desenhado para o Movimento.
A iniciativa visa criar uma agenda de ação propositiva, que envolve diferentes entes – indústria esportiva, governos e sociedade civil – com o objetivo de apresentar as consequências da epidemia de sedentarismo que vem atingindo parte da população brasileira e de vários países do mundo.
“O Desenhado para o Movimento traça uma agenda para que possamos unir nossos esforços para que todos os brasileiros se desenvolvam e tenham um estilo de vida saudável. E, felizmente, a solução é simples” ressalta o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.
Além de traçar o perfil da obesidade no mundo, o texto faz um alerta para o perigo da inatividade física, mostrando inclusive os custos humanos e econômicos das doenças e consequências do sedentarismo.
Planejamento urbano
Desenhado para o Movimento convoca um comprometimento dramático e urgente para aumentar os níveis de atividade física com ênfase especial ao jovem, especialmente crianças com menos de 10 anos.
E ressalta que o planejamento urbano deve ser desenhado estimular e garantir a atividade física com a construção de espaços abertos para atividades de lazer e esporte.
“Devemos também encontrar meios de reintegrar a atividade física ao nosso dia a dia, através do planejamento urbano e design de nossas cidades, comunidades e construções. Esta é uma ação poderosa, preventiva, preparada para a inovação, investimento e impacto positivo no desenvolvimento humano”, disse o ministro.
Programas
O relatório é endossado por mais de cem organizações de vários países e mais de 30 instituições brasileiras, incluindo o Ministério do Esporte. Um dos casos de sucesso no incentivo e democratização da prática esportiva analisados no projeto é o Programa Segundo Tempo, iniciativa que tem como objetivo oferecer atividade física regular e na quantidade recomendada para crianças e adolescentes no contraturno escolar.
O programa do Ministério do Esporte tem alcance de 1,7 milhão de pessoas e apresenta impacto social, acadêmico e na saúde dos participantes: 74,7% tiveram maior interesse pelas atividades escolares e 74,4% melhoraram o desempenho escolar. Além disso, 74,9% dos atendidos pelo programa apresentaram melhora na saúde.
Outra iniciativa brasileira estudada no relatório é a do Instituto Bola pra Frente, fundado pelo ex-jogador da seleção brasileira Jorginho, que utiliza a prática esportiva para alcançar resultados educacionais.
Redação Embarque com informações do Ministério do Esporte
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com