Campinas: Orquestra Sinfônica apresenta A Sagração da Primavera

8 de novembro de 2013

O evento será no domingo, dia 10, na Estação Cultura.

O centenário da obra A Sagração da Primavera, composta pelo russo Igor Stravinsky e com coreografia de Vaslav Nijinsky, será comemorada com a apresentação de um concerto, no domingo, 10 de novembro, às 18h30, na Estação Cultura, executado pela Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, com regência do maestro Victor Hugo Toro, acompanhada de um corpo de baile formado por 70 adolescentes, entre 12 e 17 anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Emílio Miotti” e da ONG Prodança, coordenado pelo grupo de dança profissional Seis + 1 Cia de Dança, dirigido pela coreógrafa Daniela Gatti. (Fotos: Ensaio da coregrafia – Divulgação)

A proposta é da Secretaria Municipal de Cultura para festejar os 100 anos dessa célebre obra, com montagem inédita em Campinas, considerada irreverente desde quando foi executada pela primeira vez, em maio de 1913, na capital francesa, Paris. “É um momento especial da Orquestra Sinfônica este ano porque é a montagem de uma peça importante e difícil, que está completando 100 anos. Raramente é montada com dança e por isso muito especial, em particular por ser com crianças”, comenta o secretário de Cultura, N ey Carrasco.

ensaio da peca 2

O espetáculo
A obra será executada na íntegra e baseada em uma versão apresentada em Berlim, na Alemanha, em 2004, na qual a Orquestra Filarmônica de Berlim, regida pelo maestro Simon Rattle, juntamente com o coreógrafo Royston Maldoon, contou com a participação de 300 crianças e adolescentes para compor o corpo de dançarinos.

O espetáculo conta a trajetória de uma garota que será ofertada à divindade da Primavera, para que seu povo tenha uma colheita proveitosa. Além da história em si, a obra se destaca por ter revolucionado as principais características da música de então, ou seja, o arcabouço do ritmo, a estrutura orquestral, o timbre, a forma, os aspectos harmônicos, a maneira como se utilizavam as dissonâncias, entre outros detalhes. De toda forma, a ‘Sagração’ acentua importantes questões atuais, como o sacrifício pelo coletivo e a organização da sociedade.

Coreografia
Para a diretora do grupo Seis + 1, Daniela Gatti, que também é coordenadora do curso de Dança da Unicamp e responsável pela coreografia nesta montagem, a obra tem grande importância artística pela complexidade e por não ser executada há muito tempo, além do aspecto inclusivo e social. “Não importa para mim se eles (os jovens) estão fazendo com a perna direita ou esquerda. Importa sim sentirem a arte. O respeito ao espaço, ao grupo. A importância de cada um para que o todo aconteça”, disse.

A Sagração da Primavera está sob direção do diretor artístico e regente da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Victor Hugo Toro, e pela atual coordenadora do curso de dança da Unicamp e diretora artística da Seis + 1 Cia de Dança, Daniela Gatti. O projeto é uma realização da Secretaria de Cultura de Campinas em parceria com a Secretaria de Educação.

ensaio da peca 1

Serviço
Espetáculo A Sagração da Primavera
Concerto especial da Orquestra Sinfônica de Campinas, com a participação de 70 crianças e o grupo Seis+1 Cia de Dança
Data: Dia 10 de novembro de 2013
Horário: 18h30
Local: Estação Cultura de Campinas
Endereço: Praça Floriano Peixoto, s/n, Centro
Entrada gratuita

Ficha técnica
Realização: Secretaria Municipal de Cultura de Campinas

Diretor da Orquestra Sinfônica de Campinas (OSMC): Rodrigo Morte

Regência e diretor artístico da OSMC: maestro Victor Hugo Toro

Direção artística e Coreográfica: Daniela Gatti

Concepção e elaboração coreográfica: Daniela Gatti e Seis +1 Cia de Dança

Assistentes de direção e instrutores coreográficos: Tutu Morasi, Karina de Almeida, Bruno de Castro, Juliana Hadler e Raissa Cintra

ONG Participante: Projeto dançaescola Prodança, diretora: Walquiria Coelho

Bailarinos profissionais: Seis +1 Cia de Dança

Concepção de iluminação: Daniela Gatti

Concepção de figurino: Juliana Hadler

Gravação DVD e entrevistas: Nando Dalberto

Com informações da Prefeitura de Campinas

(Visited 239 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com

Fone: (11) 96948-7446

Whatsapp: (11) 96948-7446