FIFA cria manual polêmico sobre o Brasil em sua revista oficial

25 de março de 2014

O material foi retirado do ar após repercussão negativa.

A Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) usou a última edição da revista digital Fifa Weekly para dar dicas polêmicas sobre como os estrangeiros podem se comportar no Brasil durante a Copa do Mundo. Entre as críticas, a entidade diz que os brasileiros não têm pontualidade e educação no trânsito. O “manual” não agradou o público e já foi retirado do ar.

Segundo a Época Negócios, a matéria intitulada “Brasil para principiantes”, assinada por uma jornalista brasileira, adota um tom irônico para abordar os costumes nacionais. A revista conta com ilustrações da Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro (RJ), onde duas mulheres de biquíni assistem a um jogo de futebol entre seis homens acompanhados do mascote da Copa.

De acordo com o texto, 600 mil torcedores vão visitar o país para acompanhar os jogos nas 12 cidades-sede. “Se você é uma delas, aqui há 10 conselhos importantes para evitar mal-entendidos culturais”, alertou.

A entidade aproveitou para atacar os atrasos nas obras dos estádios. “No Brasil é muito comum fazer as coisas no último minuto. A recomendação aos turistas é que tenham muita paciência. No final, tudo estará pronto a tempo. Isso pode ser aplicado aos estádios”.

Após a repercussão negativa, a Fifa retirou a reportagem do ar. A medida foi tomada com o pedido do governo federal brasileiro. “O governo federal tomou conhecimento das imagens publicadas na revista eletrônica The Fifa Weekly, divulgada nesta sexta-feira. Em contato com a Fifa, fomos informados que prontamente o material seria retirado do ar”.

Confira os 10 itens da revista:

1. Sim nem sempre significa sim: brasileiros são otimistas e não dizem não. Para eles, sim pode significar talvez.
2. Horário é flexível: pontualidade não é exata para brasileiros. 15 minutos de atraso é algo normal.
3. Contato corporal: brasileiros falam com as mãos e tocam as pessoas quando conversam.
4. Desrespeito às filas: não gostam de filas, nem mesmo em elevadores, e dão um jeito de chegar à frente.
5. Restrições: se for a uma churrascaria, faça um jejum de 12 horas antes e não coma de uma vez – o melhor prato virá no final.
6. Sobrevivência do mais forte: falta de educação no trânsito. Preferência é do maior veículo.
7. Prove açaí: fruta previne as rugas e tem efeito de um energético.
8. Fazer topless: tirar a parte superior do biquíni não é recomendado e pode virar multa, apesar das poucas roupas vistas no Carnaval.
9. Em espanhol não: brasileiros não falam em espanhol, falam brasileiro, que vem do português. Não diga que Buenos Aires fica no Brasil ou você pode ser até deportado.
10. Paciência: coisas são feitas nos últimos minutos, inclusive estádios. A filosofia do Brasil pode ser sintetizada em: “relaxe e aproveite”.

Com Portal Imprensa

Redação Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com.br

Fone: (11) 3101-1912

Comentários