“Planejar suas finanças é essencial para começar o ano no Azul”

6 de janeiro de 2014

A opinião é do especialista Dr Donizét Piton.

O ano novo começou e as dívidas também. Chegou a hora de comprar os materiais escolares, de pagar a matrícula da escola, IPTU, IPVA, seguro do carro, condomínio e etc. Além das faturas de cartões de crédito, os cheques pré-datados e as despesas de viagem.

Mas não fique desesperado, o melhor a fazer neste momento é se planejar. Para não ficar no vermelho, e começar 2014 no azul é essencial evitar novas dívidas e planejar o orçamento.

A orientação é do especialista em defesa do consumidor do Instituto ANDIF, Donizét Piton. (Foto: Jéssica Lemos/Mídia Consulte) Segundo ele, os consumidores devem ficar atentos e evitar gastos desnecessários. “O consumidor deve controlar os ímpetos de consumo, comprando apenas o necessário. Ele não deve comprometer o orçamento com gastos excessivos”, ressalta.

Donizét disse que outro ponto importante é fazer os pagamentos à vista, evitando, assim, juros abusivos. “É preciso ser cauteloso. O equilíbrio e a prudência devem ser os conselheiros de todas as horas”, afirma.

O advogado Alberto Gamboggi também concorda com as dicas de Donizét. Ele orienta o consumidor, caso não consiga adquirir o produto à vista, a optar pelo parcelamento sem juros no cartão de crédito. Outra orientação é fazer um controle dos gastos, seja por meio de uma planilha no Excel ou em um caderno, para não comprometer o orçamento deste ano.

Viviane Barbosa, editora da Revista Embarque, com a colaboração de Jéssica Lemos

Redação Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com.br

Fone: (11) 3101-1912

Comentários