A jornada de um vestido: Wrap Dress de Diane Von Furstenberg completa 40 anos

10 de fevereiro de 2014

Conhecido como vestido envelope, a peça é um dos ícones da história da moda.

Há 40 anos, a estilista belga Diane Von Furstenberg lançava sua criação que se tornaria um ícone no vestuário feminino, o Wrap Dress (vestido envelope, em tradução livre). Com o slogan “Sinta-se mulher. Use um vestido”, a peça pensada por Diane, na época com 26 anos, atingiu no primeiro ano de vida a marca de quatro milhões de vestidos vendidos no mundo, contribuindo para que seu nome entrasse no hall dos mais conceituados fashion designer do mundo. (Fotos: divulgação)

Diane veste sua criação, em 1974

Diane veste sua criação, em 1974

 

“Quando o desenhei, pensei em algo que fosse sexy, elegante, feminino e, ao mesmo tempo, prático e fácil de vestir. A mulher precisava de tempo para pensar em outras coisas, em vez de só se produzir”, contou a estilista ao Estadão em 2010, quando esteve no Brasil para a abertura da exposição “Journey of a Dress” (A Jornada de um Vestido), uma retrospectiva da carreira da estilista, realizada no Shopping Iguatemi, em São Paulo.

 

As mais variadas estampas do Wrap Dress

As mais variadas estampas do Wrap Dress

 

Para comemorar essa história, Diana repaginou a “Journey of a Dress” e abriu no início do ano, em Los Angeles, uma nova exposição para celebrar os 40 anos da sua principal criação. Com mais de 200 peças, a mostra, que fica em cartaz até abril, exibe a trajetória do vestido que virou símbolo da emancipação feminina, e também, croquis, quadros pintados por amigos famosos e outras consagradas criações da estilista.

A estilista na exposição, em Los Angeles, EUA

A estilista na exposição, em Los Angeles, EUA

 

Diana sempre procurou criar peças que deixassem as mulheres mais bonitas e livres para terem uma vida produtiva.Eu não nasci só para esposa. Queria minha também emancipação, queria trabalhar, badalar… E criei peças pensando em mulheres como eu”, entregou a estilista. “A mulher que trabalha não precisa estar descuidada. Praticidade continua a palavra de ordem em dias em que temos pouco tempo para estar lindas e prontas”, completou Diane, durante a coletiva de imprensa realizada no lançamento da exposição de 40 anos.

Detalhe da repaginada "Journey of the Dress"

Detalhe da repaginada “Journey of a Dress”

 

A mostra está dividida em várias etapas, como a “American Dream”, momento que retrata a chegada de Diane aos Estados Unidos, e a atmosfera dos anos 1970, época na qual a estilista era figurinha carimbada nas festas realizadas no Studio 54, em Nova Iorque.

Um ano de comemorações

A nova exposição é uma das primeiras comemorações que a estilista preparou para este ano. No segundo semestre, será lançado o “Pop Wrap” (Vestido Pop), uma coleção feita em parceria com a Fundação Andy Warhol, que trará camisetas, vestidos e acessórios; e o livro “The Woman I Want to Be” (A Mulher que eu Queria de Ser). “Sempre soube a mulher que queria me tornar. Toda mulher é forte e não precisa ter corpo de homem para realizar nada na vida. Aprendi isso com os anos. E aprendi que minha função no mundo é criar peças bonitas que deixam as mulheres mais bonitas, poderosas e confiantes”, orgulha-se.

 

Peça da coleção feita em parceria com a fundação Andy Warhol

Peça da coleção feita em parceria com a fundação Andy Warhol

 

Sobre a estilista

Diane Simone Michelle Halfin nasceu na Bélgica em 31 de dezembro de 1946, numa família judia de classe média alta. Tornou-se princesa ao se casar com Egon von Furstenberg, em 1969. Atualmente possui cidadania americana, tem dois filhos e três netos.

Serviço:

Exposição “Journey of a Dress”

Até 1º  de abril  de 2014

Wilshire May Co. Building

6767 Wilshire, Los Angeles, EUA

Entrada franca

*Com informações do Estadão

(Visited 1.034 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com