Cadeira especial permite que deficientes físicos entrem no mar sem ajuda
26 de fevereiro de 2014
A invenção surgiu na Grécia e foi instalada em diversas praias do país.
Conhecida pelo seu litoral rodeado por centenas de ilhas, a Grécia é um dos países mais requisitados para o turismo. Uma das principais atividades para quem vai ou mora na região é ir à praia. Mas nem todos podem desfrutar integralmente o lazer, principalmente quem possui alguma deficiência física. Pensando em proporcionar independência para quem tem alguma limitação, e não consegue ter um contato direto com o mar, o trio de engenheiros Ignatios Fotiou, Nikos Logothetis e Grasimos Fessian criou a “Seatrac”, uma cadeira anfíbia.
Com patente grega e americana, o aparelho movido à energia solar foi colocado em diversas praias do país e tem sido muito bem recebido pelos seus usuários. “ Ele faz com que você se sinta livre e capaz de fazer coisas que você não poderia imaginar que poderia fazer”, disse Lefteris Theofilou à Reuters, um homem de 52 anos, paraplégico desde 1992.
Mas infelizmente, boa parte da população não respeita a iniciativa, pois estaciona veículos em frente à rampa de acesso, utiliza o espaço como trampolim de mergulho, e vândalos, roubam os painéis responsáveis pela geração da energia solar. Segundo Fotiou, um dos inventores, a falta de apoio é semelhante à “construção de um apartamento de cobertura sem um edifício embaixo dele”.
Para propagar a invenção, o dispositivo virou tema de documentário e ganhou fama ao participar de um festival de curtas sobre inovações que podem ajudar as pessoas a viverem com mais qualidade de vida, realizado pelo Vmeo. Assista:
* Com informações do Ciclo Vivo e Reuters
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com