Cadeira especial permite que deficientes físicos entrem no mar sem ajuda

26 de fevereiro de 2014

A invenção surgiu na Grécia e foi instalada em diversas praias do país.

Conhecida pelo seu litoral rodeado por centenas de ilhas, a Grécia é um dos países mais requisitados para o turismo. Uma das principais atividades para quem vai ou mora na região é ir à praia. Mas nem todos podem desfrutar integralmente o lazer, principalmente quem possui alguma deficiência física. Pensando em proporcionar independência para quem tem alguma limitação, e não consegue ter um contato direto com o mar, o trio de engenheiros Ignatios Fotiou, Nikos Logothetis e Grasimos Fessian criou a “Seatrac”, uma cadeira anfíbia.

Kastrioti, who suffers from multiple sclerosis, enters the sea with a "Seatrac" at a beach in Alepochori

O aparelho proporciona independência aos usuários (Foto: Reuters)

 

Com patente grega e americana, o aparelho movido à energia solar foi colocado em diversas praias do país e tem sido muito bem recebido pelos seus usuários. “ Ele faz com que você se sinta livre e capaz de fazer coisas que você não poderia imaginar que poderia fazer”, disse Lefteris Theofilou à Reuters, um homem de 52 anos, paraplégico desde 1992.

Theofilou, who suffers from paraplegia, enters the sea with the aid of the "Seatrac" device at a beach in Alepochori

 

Mas infelizmente, boa parte da população não respeita a iniciativa, pois estaciona veículos em frente à rampa de acesso, utiliza o espaço como trampolim de mergulho, e vândalos, roubam os painéis responsáveis pela geração da energia solar.  Segundo Fotiou, um dos inventores, a falta de apoio é semelhante à “construção de um apartamento de cobertura sem um edifício embaixo dele”.

 

A rampa de acesso é bloqueada por boa parte da população (Foto: Reuters)

A rampa de acesso é bloqueada por boa parte da população (Foto: Reuters)

 

Para propagar a invenção, o dispositivo virou tema de documentário e ganhou fama ao participar de um festival de curtas sobre inovações que podem ajudar as pessoas a viverem com mais qualidade de vida, realizado pelo Vmeo.  Assista:

 

* Com informações do Ciclo Vivo e Reuters 

Vanessa Barboza Vanessa Barboza (100 Postagens)

Jornalista, redatora, adora cinema, arte, literatura e moda. É colunista da Revista Embarque.


Redação Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com.br

Fone: (11) 3101-1912

Comentários