Exposição apresenta obras inéditas de Oscar Niemeyer

1 de junho de 2014

Mostra reúne as facetas do gênio das formas e das curvas 

A partir do dia 5 de junho, os amantes de arquitetura e os leigos poderão conferir a exposição em homenagem a um dos maiores gênios da construção moderna “Oscar Niemeyer: Clássicos e Inéditos”, que acontece no espaço Itaú Cultural, na capital paulista. A entrada é gratuita. (Fotos: Fundação)

A mostra, que percorre a trajetória do arquiteto desde 1936, mas concentrando o olhar nas criações das décadas de 1950 e 1980,  apresenta mais de 300 obras, que irão ocupar os três andares do espaço. A Fundação Oscar Niemeyer em parceria com o Itaú Unibanco realizaram a digitalização de 4.800 desenhos e croquis originais do acervo da instituição já catalogados.

 

Memorial Zumbi dos Palmares, SP (1988)

Memorial Zumbi dos Palmares, SP (1988)

Casa do Arquiteto, Cabo Frio, RJ

Casa do arquiteto, Cabo Frio, RJ

Com a curadoria de Lauro Cavalcanti e a expografia de Pedro Mendes, a exposição será dividida em três momentos: Clássicos, Inéditos e São Paulo. Dos 70 projetos expostos, 51 nunca foram vistos ou construídos, como o plano da cidade de Negev, no deserto de Israel, idealizado por Niemeyer, em 1964. De acordo com o curador, a obra engavetada seria uma “antiBrasília”, pois a cidade poderia ser percorrida a pé. Os projetos inéditos estavam em cadernos descobertos na Fundação do arquiteto, no Rio de Janeiro.

Catedral de Brasília, DF (1958)

Catedral de Brasília, DF (1958)

Ed. Mondadori, Segrate, Itália (1968)

Ed. Mondadori, Segrate, Itália (1968)

Além dos desenhos, fotos, plantas e croquis originais, o visitante poderá conferir um rolo de 16 metros de comprimento, praticamente desconhecido, desenhado pelo arquiteto durante a gravação do documentário “Oscar Niemeyer – O Filho das Estrelas(2001), do diretor francês Henri Raillard. A exposição também será apresentada de 14 de agosto a novembro, no Paço Imperial, no Rio de Janeiro.

Serviço:

Oscar Niemeyer: Clássicos e Inéditos
De 5 de junho a 27 de julho de 2014; De terça a sexta, das 9h às 20h. Sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h
Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Entrada Franca
Mais informações: http://novo.itaucultural.org.br

*Com informações do Estadão 

(Visited 725 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com