Mulheres africanas vencem a pobreza por meio da fotografia
18 de maio de 2014
Com uma câmera na mão e uma ideia na cabeça, elas ajudam no sustento de suas famílias
Pensando como poderia ajudar pessoas de baixa renda da África do Sul, a fotógrafa canadense Andrea Rees encontrou um método que para ela não seria complicado de se executar: ensinar a arte da fotografia. (Fotos: Heart of a Woman Project)
Andrea passa o conhecimento de seu ofício para jovens mulheres desempregadas de uma comunidade carente, que assim, podem vender seus trabalhos para ajudar no sustento da família. Intitulado de The Heart of a Woman (O coração de uma mulher, em tradução livre), o projeto consiste em criar pequenos negócios por meio da venda de arte fotográfica.
O curso é realizado no eKhaya eKasi Center (centro de educação e artes), localizado em Khayelitsha, na Cidade do Cabo. Nas aulas, as futuras fotógrafas aprendem as técnicas por meio de um workshop. Um dos principais trabalhos é a criação de cartões-portais a partir das imagens capturadas, com isso, eles são comercializas na internet ou vendidos para turistas.
Para participar, as interessadas não precisam ter uma máquina fotográfica profissional. As noções de foco, iluminação e composição são aprendidas por meio de um celular. No curso também são dadas algumas dicas de edição e impressão das imagens e ainda informações sobre como usar as redes sociais para compartilhar o trabalho.
O único pré-requisito é estar desempregada e com tempo disponível para se dedicarem ao projeto. Até o término do curso, cada uma das alunas pode imprimir até 200 cartões-postais.
A iniciativa é realizada com a ajuda de fundos de investimento do coletivo crowdfunding e doações, incluindo de iPhones usados, que foram emprestados às alunas.
*Com informações do Ciclo Vivo e Marie Claire
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com