Mulheres africanas vencem a pobreza por meio da fotografia

18 de maio de 2014

Com uma câmera na mão e uma ideia na cabeça, elas ajudam no sustento de suas famílias 

Pensando como poderia ajudar pessoas de baixa renda da África do Sul, a fotógrafa canadense Andrea Rees encontrou um método que para ela não seria complicado de se executar: ensinar a arte da fotografia.  (Fotos: Heart of a Woman Project)

Andrea passa o conhecimento de seu ofício para jovens mulheres desempregadas de uma comunidade carente, que assim, podem vender seus trabalhos para ajudar no sustento da família.  Intitulado de The Heart of a Woman  (O coração de uma mulher, em tradução livre), o projeto consiste em criar pequenos negócios por meio  da venda de arte fotográfica.

O curso é realizado no eKhaya eKasi Center (centro de educação e artes), localizado em Khayelitsha, na Cidade do Cabo. Nas aulas, as futuras fotógrafas aprendem as técnicas por meio de um workshop. Um dos principais trabalhos é a criação de cartões-portais a partir das imagens capturadas, com isso, eles são comercializas na internet ou vendidos para turistas.

EstherCollage_web

Para participar, as interessadas não precisam ter uma máquina fotográfica profissional.  As noções de foco, iluminação e composição são aprendidas por meio de um celular. No curso também são dadas algumas dicas de edição e impressão das imagens e ainda informações sobre como usar as redes sociais para compartilhar o trabalho.

VeliswaBusiebusstopweb

O único pré-requisito é estar desempregada e com tempo disponível para se dedicarem ao projeto. Até o término do curso, cada uma das alunas pode imprimir até 200 cartões-postais.

A iniciativa é realizada com a ajuda de fundos de investimento do coletivo crowdfunding e doações, incluindo de iPhones usados, que foram emprestados às alunas.

WomenTMbw1heart-ciclovivo

 *Com informações do Ciclo Vivo e Marie Claire 

(Visited 197 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com

Fone: (11) 96948-7446

Whatsapp: (11) 96948-7446