Inventores testam aparelho capaz de traduzir a linguagem dos cachorros
7 de janeiro de 2014
A novidade tem lançamento previsto para abril.
Pesquisadores nórdicos estão testando um aparelho capaz de traduzir os pensamentos caninos, o No More Woof (chega de latidos, em português). A engenhoca está passando por ajustes e tem lançamento previsto para abril deste ano. (Foto: Montagem/Revista Embarque)
Idealizado pela Sociedade Nórdica para Invenção e Descoberta, o aparelho é acoplado à cabeça do cachorro, e permite que os impulsos cerebrais do animal sejam analisados. Com isso, os sinais emitidos são traduzidos para a linguagem humana, como “estou com fome”, “quem é você”, entre outros.
O protótipo já está à venda no site Indiegogo, mas os criadores advertem que o produto pode não funcionar perfeitamente, pois se trata de um “trabalho preliminar”, que ainda está passando por ajustes. “O projeto está no ‘berçário’, e a versão inicial é bastante rudimentar”.
Em entrevista à BBC, a especialista em comportamento canino Nikki Brown, explica que não é nada fácil traduzir os pensamentos dos animais, mas que a iniciativa é bem-vinda. “Tudo que possa ajudar as pessoas a entender que elas precisam aprender a linguagem de seus animais é muito bom”, afirma.
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com