1º Fórum de Turismo de Atibaia e Região debate desenvolvimento econômico e social

O evento contou com diversas palestras de interesse do setor e proporcionou um compartilhamento de cases de sucesso

Por: Vanessa Barboza, Redação Embarque - 5 de setembro de 2016

Fórum discutiu fortalecimento da região (Fotos: RevistaEmbarque/MídiaConsulte)

Com o tema “Turismo e desenvolvimento econômico e social”, foi realizado o 1º  Fórum de Turismo de Atibaia e Região. O evento, que reuniu comerciantes, gestores públicos, profissionais das áreas de turismo, eventos, gastronomia, a Prefeitura e empresários, aconteceu na quinta (1), no Centro de Convenções Victor Brecheret, em Atibaia.

A atividade contou com diversas palestras de interesse do setor de turismo e proporcionou um compartilhamento de cases de sucesso, entre eles, da Fazenda Paraíso, referência no turismo rural da região e o Tauá Hotel Atibaia, consolidado empreendimento de lazer e eventos, que segue em expansão.

Além disso, o evento abriu debate para soluções que podem alavancar negócios por meio do turismo. “Esse Fórum teve com propósito  incentivar a região que já é turística. Em meio a crise que o país vive, nosso objetivo foi levar  um pouco de esperança, pois o turismo é um meio de desenvolvimento econômico. Queremos que a região se una mais para que daqui a um ano ou dois, estejamos melhor do que hoje”, pontua a presidente do Atibaia e Região  Convention & Visitors Bureau (ARC&VB), Mônica Fontes, em entrevista à Revista Embarque.

Segundo Mônica, o turismo é uma demanda que vem crescendo continuamente na região. “É fácil observar os altos investimentos de redes hoteleiras, o aumento do número de eventos corporativos e sociais e o fluxo de turistas na região. É preciso estruturar o turismo como um todo para absorver essa demanda de forma eficiente e eficaz”, frisa.

Turista+

No Fórum, também foi realizado o lançamento do projeto Turista +. A ação trata-se de um novo conceito de turismo que será implantado na região por meio de parcerias e empresários e o terceiro setor.

O projeto  busca promover o destino turístico com um diferencial: participação de seus visitantes em ações sustentáveis e causas ambientais.

Para isso, o ARC&VB  se uniu ao Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) e a cada “room-tax” paga na diária de hospedagem, parte do valor arrecadado por mês será revertido em projetos de conservação ambiental que acontecem em todo o País e no desenvolvimento turístico da região.

Além disso, todos os hóspedes associados ao projeto estarão protegidos em suas estadias através do seguro de acidentes pessoais.

“Os hóspedes que participarem do Turista+ receberão um certificado online como agradecimento e terão acesso ao site com todas as informações sobre as ações do Instituto IPÊ realizadas com a contribuição deste projeto, que é a terceira maior ONG de sustentabilidade ambiental do Brasil”, acrescenta Mônica.

A região conta com cerca de seis mil leitos para hospedagem e pretende atingir uma meta de adesão expressiva em médio prazo.

A segunda edição do Fórum de Turismo de Atibaia e Região está prevista para fevereiro de 2017. “Vamos ampliar os debates para fortalecer ainda mais o turismo na nossa região”, finaliza Mônica.

Sobre o ARC&VB

O Atibaia e Região  Convention & Visitors Bureau  (ARC&VB) é uma organização cooperativa que atua desde 2005 e representa toda a cadeia econômica local, reunindo associações do trade turístico, empresas, prestadores de serviço, indústria, comercio e órgãos governamentais.

 

Redação Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com.br

Fone: (11) 3101-1912

Comentários