Aeroporto de Guarulhos volta a operar após drones suspenderem voos

A paralisação durou mais de duas horas e afetou operações comerciais e privados no domingo, dia (15).

Por: Viviane Barbosa, da Redação da Revista Embarque - 16 de fevereiro de 2026

Divulgação: Redes Sociais

Depois de ficar fechado por três horas no domingo, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, está operando normalmente nesta segunda-feira, dia (16). Mais de 30 voos foram afetados por causa do sobrevoo de drones perto da pista, na tarde de domingo, dia (15).

Segundo informação do Metrópoles, tudo começou quando o voo LA8146 da Latam, com destino a Lisboa, em Portugal, interrompeu o voo às 19h10. Segundo relatos e imagens que circularam nas redes sociais, o avião já estava em alta velocidade na pista quando o piloto decidiu abortar a decolagem, acionando os freios de forma intensa. É possível ver fumaça saindo dos pneus no momento da desaceleração.

A paralisação durou mais de duas horas e afetou voos comerciais e privados, já que equipamentos não autorizados próximos a aeroportos representam risco crítico de colisão com aeronaves em procedimentos de baixa altitude.

O que diz a ANAC

Em comunicado divulgado pelo TecnoTudo, a Anac informa que a pilotagem de drones em áreas próximas a sítios aeroportuários é proibida por lei e pode provocar acidentes graves. A agência alertou para os riscos da prática, especialmente em períodos de maior movimentação.

“A Anac pede que a população redobre os cuidados nas áreas dos aeroportos e não use esse tipo de equipamento, especialmente no período de carnaval, quando há um aumento de viagens aéreas no Brasil”, destacou o órgão ao veículo de comunicação.

(Visited 141 times, 5 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com