Artistas participam da campanha da ajuda humanitária ao povo Yanomami

A iniciativa é da ONG Ação Cidadania, criada pelo sociólogo Betinho

Por: Redação da Revista Embarque - 30 de janeiro de 2023

A ONG Ação Cidadania divulgou no domingo (29) um vídeo com artistas com grandes nomes da classe artística que pedem apoio para uma campanha de ajuda humanitária ao povo Yanomami, em Roraima.

Centenas de indígenas, entre crianças, adultos e idosos, sofrem com desnutrição grave e doenças, como malária. Em entrevista ao Valor Econômico, Davi Kopenawa Yanomami, o xamã que dedica a vida à luta pela preservação de seu povo e do maior território indígena do país, disse que mais de 570 crianças Yanomami morreram em consequência da contaminação por mercúrio do garimpo ilegal, de subnutrição, diarreia, verminoses, doenças respiratórias e malária nos últimos quatro anos.

“Minha esperança é o presidente Lula, que, acho, está preparando o plano de retirada dos 70.000 garimpeiros da Terra Yanomami”, estima o líder indígena. “Tem que ser urgente. A
doença não demora. A fome também não”, disse à jornalista Daniela Chiaretti, do Valor.

Segundo a liderança indígena, a desnutrição é consequência da invasão de garimpeiros, que contamina rios com mercúrio e prejudica a pesca. O barulho dos aviões e das máquinas, e a
violência do garimpo, espanta a caça e dificulta a coleta de alimentos nas roças indígenas.

Vídeo
No vídeo, publicado nas redes sociais, artistas como Wagner Moura, Letícia Colin, Bruno Gagliasso, Marieta Severo, Carlinhos de Jesus, Antonio Calloni, Mart’nalia e Fernanda Abreu.

O objetivo da campanha “Ação da Cidadania – SOS Yanomami” é levar cestas básicas, produtos de higiene e outros recursos aos Yanomami.

A Organização Não Governamental (ONG) Ação da Cidadania, criada pelo sociólogo Betinho, vai enviar uma remessa emergência de 17 toneladas de alimentos, esta semana, às aldeias que enfrentam grave crise de saúde.

Participe dessa campanha humanitária ao povo Yanomami
Saiba mais clique aqui

(Visited 196 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com