Campanha de Amamentação: estudos indicam que leite humano não transmite COVID-19

As mães podem e devem continuar amamentando, mesmo estando com sintomas compatíveis

Por: Redação Revista Embarque com Agência Brasil - 11 de agosto de 2020

Agosto é celebrado nacionalmente como o Mês de Aleitamento Materno desde 2017. O período também é chamado de Agosto Dourado, cor que simboliza o padrão ouro de qualidade do leite humano, líquido essencial para a vida e o desenvolvimento do bebê. Mas, em meio à pandemia de covid-19, a preocupação das mães com a amamentação aumenta. . E uma dúvida surge: mulheres que contraíram a doença podem amamentar normalmente? (Foto de Wendy Wei no Pexels)

Para a coordenadora da assistência em aleitamento materno do Banco de Leite Humano (BLH) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz), Maíra Domingues, que é enfermeira pediátrica, os estudos feitos com amostras de leite de mães que tiveram covid-19 indicaram que vírus SARS-CoV-2 não é transmitido pela amamentação.

“As mães podem e devem continuar amamentando, mesmo estando com sintomas compatíveis com a síndrome gripal ou infecção respiratória, ou mesmo a confirmação para covid-19, se for seu desejo e se estiver em condições clínicas adequadas. Mas é importante que elas utilizem a máscara quando forem amamentar ou realizar algum cuidado com o bebê. E, claro, a higienização das mãos com bastante frequência, antes e depois da mamada ou cuidado”.

OMS e Unicef

Em consonância com tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2020 “Apoie o aleitamento para um planeta mais saudável”, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) convocaram – em nota pública – os governos do mundo inteiro a protegerem e promoverem o acesso das mulheres ao aconselhamento especializado em aleitamento materno.

No Brasil, a iniciativa recebe o apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que, ao longo do Agosto Dourado, mês da amamentação no Brasil, promove uma série de ações para ampliar a rede de apoio, promoção e proteção à prática do aleitamento materno.

Para as organizações, durante a pandemia de Covid- 19 é ainda mais importante encontrar soluções inovadoras para garantir que o acesso a esses serviços essenciais não seja interrompido e que as famílias continuem recebendo o aconselhamento de amamentação de que precisam. “Juntos, através de compromisso, ação concertada e colaboração, podemos garantir que toda mãe tenha acesso a aconselhamento especializado em amamentação, capacitando-a a dar ao seu bebê o melhor começo possível na vida”, finaliza a mensagem conjunta. A Revista Embarque também apoia essa iniciativa.

 



Fotos dos cards: https://www.amamentareimunizar.com.br/

(Visited 100 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com

Fone: (11) 3136-0953

Whatsapp: (11) 96948-7446

Comentários


WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com