Campanha da ONU Mulheres valoriza tecnologia para a igualdade de gênero

Objetivo é proteger os direitos de mulheres e meninas em espaços digitais e abordar a violência on-line.

Por: Redação da Revista Embarque - 7 de março de 2023

“Por um mundo digital inclusivo: inovação e tecnologia para a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas” esse é o tema da campanha internacional da Comissão ONU (Organização das Nações Unidas)  sobre a Situação das Mulheres.

A celebração das Nações Unidas reconhece e celebra as mulheres e meninas que defendem o avanço da tecnologia transformadora e da educação digital. Neste ano, as ações em torno do tema irão explorar o impacto da lacuna de gênero digital na ampliação das desigualdades econômicas e sociais, além de destacar a importância de proteger os direitos de mulheres e meninas em espaços digitais e abordar a violência baseada em gênero on-line facilitada por tecnologias da informação e da comunicação.

Trazer mulheres e outros grupos marginalizados para a tecnologia resulta em soluções mais criativas e com maior potencial para inovações que atendam às necessidades das mulheres e promovam a igualdade de gênero. A ausência das mulheres nesses espaços tem custos enormes: de acordo com o relatório  UN Women’s Gender Snapshot 2022 , da ONU Mulheres, a exclusão das mulheres do mundo digital eliminou 1 trilhão de dólares do produto interno bruto de países de baixa e média renda na última década— uma perda que crescerá para 1,5 trilhão de dólares até 2025, se não houver nenhuma mudança. Reverter essa tendência exigirá enfrentar o problema da violência online, o que um estudo com 51 países revelou que 38% das mulheres já experimentaram pessoalmente.

Incorporar a perspectiva de gênero na inovação, tecnologia e educação digital de forma transformadora ajudaria mulheres e meninas a se tornarem mais conscientes de seus direitos e fortalecer o exercício delas, além do seu ativismo. Os avanços na tecnologia digital oferecem novas possibilidades para solucionar os desafios humanitários e de desenvolvimento e para realizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Infelizmente, as oportunidades abertas pela revolução digital também representam o risco de perpetuar a atual dinâmica de desigualdade de gênero. As crescentes desigualdades são cada vez mais evidentes no contexto das competências digitais e do acesso às tecnologias, uma divisão digital que deixa as mulheres para trás. Portanto, o desenvolvimento da educação digital e inclusiva e da tecnologia transformadora é um requisito fundamental para um futuro sustentável.

A celebração do Dia Internacional das Mulheres pelas Nações Unidas sob o tema “Por um mundo digital inclusivo: inovação e tecnologia para a igualdade de gênero” incluirá um evento internacional de alto nível que acontecerá na quarta-feira, 8 de março de 2023, das 10h às 11h30, horário da costa leste dos EUA (GMT -5). Este evento reunirá especialistas em tecnologia e inovação, representantes do governo, do movimento feminista e ativistas pela igualdade de gênero, além do setor privado, e permitirá um debate sobre as responsabilidades e o papel de todo o ecossistema digital na melhoria do acesso ao digital ferramentas e a redução da lacuna de gênero digital.

(Visited 140 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com