Carreira dos pilotos brasileiros é tema de pesquisa internacional

O estudo será realizado pela University of Bristol em conjunto com a Ifalpa.

Por: Redação da Revista Embarque - 7 de junho de 2024

O trabalho dos pilotos de linha aérea no Brasil e as mudanças que ocorreram ao longo de suas carreiras e o futuro da profissão são temas da pesquisa “View from the Flight Deck 2024” (Visão da cabine de comando 2024), realizada por professores da Western University (Canadá) e da University of Bristol (Reino Unido) em conjunto com a Ifalpa (Federação Internacional de Associações de Pilotos de Linha Aérea).

O SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas) está divulgando a pesquisa para os comandantes. Para responder basta acessar o link:  https://uwo.eu.qualtrics.com/jfe/form/SV_5d6WiZ7AKYPfiWW e digitar a senha: vffd24 para responder as perguntas.

Metodologia
A pesquisa levará cerca de 30 minutos para ser concluída e todas as perguntas são opcionais. O objetivo principal é compreender a natureza do trabalho dos pilotos após a pandemia e no contexto do rápido desenvolvimento da inteligência artificial. Os dados dos pilotos serão acessados apenas pela equipe de pesquisa.

Os dados representativos da pesquisa poderão ser usados pela Ifalpa para auxiliar as associações em suas negociações com as companhias aéreas e na representação dos interesses de seus membros.

A equipe de pesquisa é formada pelos professores Geraint Harvey (Western University) e Peter Turnbull (University of Bristol), que já realizaram outros estudos em conjunto com ITF (Federação Internacional de Trabalhadores em Transportes), ETF (Federação Europeia dos Trabalhadores em Transportes), ECA (European Cockpit Association), além da Ifalpa.

“O SNA reforça a importância da participação dos pilotos na pesquisa, pois os resultados servirão para fornecer subsídios para que a Ifalpa e os sindicatos e associações possam trabalhar junto aos órgãos reguladores”, destaca nota da entidade sindical.

 

(Visited 132 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com