CNT lança versão web de Glossário do Transporte

A ferramenta online reúne 926 termos do setor, com suas respectivas definições, sinônimos, traduções para outros idiomas

Por: Redação da Revista Embarque - 17 de fevereiro de 2024

Para caracterizar o mundo do transportador, existem palavras e expressões conhecidas por quem faz parte de cada segmento, mas cujo significado pode ser ignorado pelas demais pessoas. Ao pensar em compartilhar esse conhecimento, em 2020, a CNT (Confederação Nacional do Transporte) criou o Glossário CNT do Transporte em versão web.

A ferramenta reúne 926 termos do setor, com suas respectivas definições, sinônimos, traduções para outros idiomas e muito mais. Aborda, por exemplo, o significado de palavras curiosas, como caíque, biruta e dormente, que representam, respectivamente, um bote a remos, um indicador das condições do vento e um componente das ferrovias. Na internet, a página pode ser acessada por celular ou computador.

“O recurso reúne a linguagem do dia a dia do setor. Trata-se de um espaço no qual o usuário pode consultar as principais definições de termos relacionados a todas as modalidades de transporte”, pontua o gerente de Desenvolvimento do Transporte da CNT, Tiago Veras.

Em alguns casos, as expressões remetem a publicações da CNT nas quais elas aparecem. O banco de consultas será atualizado com novas palavras que façam parte das pesquisas, dos estudos e das análises técnicas da Confederação. O Glossário contará, ainda, com a colaboração dos usuários, que poderão sugerir a inserção de novos termos em versões posteriores da ferramenta.

Conheça o Glossário CNT do Transporte

(Visited 152 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com