Comandante goiana realiza pouso de emergência após falha na aeronave
A bordo estava a apresentadora Lívia Andrade e outros dois passageiros, que felizmente não ficaram feridos.
Por: Redação da Revista Embarque - 2 de junho de 2025

Foto: Reprodução Instagram
A jovem comandante, Nayane Beatriz Porto Barros, de 23 anos, natural de Goiânia, ganhou repercussão na mídia e nas redes sociais. O motivo é que ela foi uma das responsáveis pelo pouso seguro de uma aeronave de pequeno porte que apresentou falha no trem de pouso na última quinta-feira (29), em Jundiaí, no interior de São Paulo. A bordo estava a apresentadora Lívia Andrade e outros dois passageiros, que felizmente não ficaram feridos.
O avião, de prefixo PT-LHZ, decolou de Pires do Rio (GO) com destino ao Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, mas precisou alternar a rota e realizar o pouso de emergência no Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro, em Jundiaí, por volta das 18h45, após a tripulação identificar uma falha no sistema de descida do trem de pouso.
Confira abaixo o texto da comandante, divulgando na sua rede social:
Agradeço a todos pela preocupação e pelas mensagens que venho recebendo. Ontem (29/05/2025), realizei o voo na aeronave PT-LHZ, modelo king Air E90, ao lado de meu colega de cabine Neto Lima.
Fizemos inicialmente o trecho Goiânia GO – Pires do Rio GO, onde buscamos 3 passageiros e em seguida o trecho Pires do Rio GO – São Paulo (Marte).
Já em fase de aproximação no Aeroporto Campo de Marte, tivemos uma falha na indicação de abaixamento do trem de pouso do avião. Com isso, tentamos repetir o procedimento normal por mais 2 vezes, e além disso, fizemos passagens baixas sobre a pista no campo de Marte para que a torre pudesse nos ajudar verificando visualmente quanto ao abaixamento do trem de pouso.
Uma vez constatado que não tínhamos indicação utilizando o sistema primário, decidimos efetuar procedimento secundário (manual) de abaixamento do trem de pouso, conforme previsto no manual e check list da aeronave, decidimos alternar o pouso para o aeroporto de Jundiaí SP por possuir uma pista melhor e também menos fluxo de tráfego aéreo.
Ao realizarmos o procedimento secundário de abaixamento do trem de pouso, obtivemos a indicação de trem baixado e travado (Luzes verdes de confirmação), com isso prosseguimos para um pouso normal e seguro.
Em adicional, informo que a aeronave está com a manutenção em dias, como também a tripulação devidamente habilitada para o voo. Eventos dessa natureza podem acontecer, por isso é importante uma tripulação devidamente habilitada e preparada para o voo, além disso uma manutenção em dias.
Fizemos exatamente o que é previsto pelo manual do fabricante e Graças a Deus tudo ocorreu conforme esperado.
Mais uma vez, obrigada a todos pelo carinho! 🙏🏻❤️
Ver essa foto no Instagram
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com