Comissão do MPor e Anac definirá regras para aprimorar transporte aéreo de pets

Cerca de 80 mil animais transportados anualmente, 92% são transportados nas cabines dos aviões

Por: Redação da Revista Embarque com MPor - 5 de agosto de 2024

Foto: Cerimônia sobre plano aéreo para transporte de pets - Foto: Vosmar Rosa

A elaboração de regras mais específicas para o transporte aéreo de animais segue como prioridade para o Governo do Brasil. O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) criaram um comitê para elaborar regras voltadas ao bem-estar dos pets durante as viagens de avião.


A comissão está analisando as quase 3.400 contribuições recebidas durante a Consulta Setorial. São sugestões enviadas por médicos veterinários, entidades da sociedade civil, associações, empresas aéreas e profissionais do setor de aviação.

A análise vai contribuir para a criação de regras para as companhias aéreas e aeroportos brasileiros, visando melhorar as condições de voo de pets.

Tomé Franca, secretário Nacional de Aviação Civil, disse em entrevista ao MPor que, dos cerca de 80 mil animais transportados anualmente, 92% são transportados nas cabines dos aviões e apenas 8% nos porões. “Nosso empenho é garantir a segurança para todos. Nós reconhecemos a importância dessa comissão e da entrega que ela fará nos próximos dias para podermos entregar à sociedade brasileira uma regulação mais eficiente”, afirmou.

Até o momento, foram realizadas as seguintes ações realizadas para aprimorar o transporte aéreo de pets:

  • Audiência pública: Realizada no dia 2 de maio, com 56 manifestações verbais feitas presencialmente e de forma online.
  • Consulta setorial: Realizada de 19 de abril a 3 de junho, com recebimento de quase 3,4 mil contribuições enviadas por toda a sociedade.
  • Pedido de propostas de melhorias às empresas aéreas.
  • Recebimento de contribuições de parlamentares.
  • Alinhamento com entidades de proteção da saúde animal e órgãos públicos: Reuniões realizadas entre maio e julho pela Anac com o Conselho Federal de Medicina Veterinária; a Agência Nacional de Vigilância Sanitária; o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; o Ministério da Saúde; o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania; e o Ministério de Portos e Aeroportos.
  • Criação de comissão multidisciplinar: instituída em 18 de julho, em conjunto com o MPor.
(Visited 136 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com