Como ajudar na crise do coronavírus: doe sangue

A Pró-Sangue faz questão de ressaltar que está adotando as medidas necessárias para que não haja risco de contágio do vírus.

20 de março de 2020

A pandemia de coronavírus reduziu drasticamente o  número de doadores de sangue pelo Brasil, que já era alarmante. Neste momento é fundamental a solidariedade para colaborar com a situação da saúde pública. A Fundação Pró-Sangue tem registrado baixas nos estoques.

“Quem tem coronavírus não precisa de um tratamento envolvendo uma demanda alta de bolsas de sangue. O nosso problema é que as pessoas não estão vindo doar por conta das restrições e do medo de contágio”, afirmou a Pró-Sangue através da assessoria, ao Jornal El País.

Atualmente, as bolsas de sangue estão operando em 40% da reserva necessária. Os sangues do tipo O+, O- e B- só tem bolsas para mais um dia de operação, enquanto A- e A+ conseguem atender por mais dois dias.

A Pró-Sangue faz questão de ressaltar que está adotando as medidas necessárias para que não haja risco de contágio do vírus durante a doação, como o aumento do número de agendamentos individuais para diluir o número de doadores durante o dia, a disponibilidade de álcool gel em todos os cômodos de todas as unidades e a alteração da disposição das cadeiras para evitar aglomerações nas salas.

“Além disso, seguimos um rigor sanitário no procedimento e no material utilizado no doador, que é de uso único, de forma que não há risco de contaminação”, explicou a instituição.

A entidade  reforça o caráter preocupante da situação e garante a segurança de quem for ao posto doar sangue. Para ser um doador, é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 quilos e levar um documento original com foto.

]Recomenda-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e 12 horas no caso de bebidas alcoólicas, além de esperar sete dias após a recuperação em caso de gripe ou resfriado. Se a pessoa não estiver nas condições ideais de saúde, ela será orientada durante o processo de triagem, que antecede a doação.

(Visited 35 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com

Fone: (11) 3136-0953

Whatsapp: (11) 96948-7446

Comentários


WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com