Copa do Mundo: Brasil estreia com pé direito

13 de junho de 2014

A seleção venceu a Croácia por 3 a 1 na Arena Corinthians, em São Paulo

A Copa do Mundo começou com muita emoção. Gol contra, belo gol de Neymar e lances de futebol dignos do maior torneio do mundo. O técnico Luiz Felipe Scolari escalou o Brasil com Julio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho, Oscar; HulkNeymar e Fred. A Croácia entrou em campo com PletikosaSrnaCorlukaLovrenVrsaljkoModricRakiticKovacic e PerisicOlic e Jelavic. O treinador é Niko Kovac.
Nos dez primeiros minutos, a Croácia teve as principais oportunidades. Aos 6, Olic cabeceou com muito perigo. Quatro minutos depois, ele aproveitou a subida de Daniel Alves e avançou livre pela esquerda, cruzando para o centro da pequena área. Jelavic não conseguiu chutar e a Marcelo desviou a bola para dentro do gol. Julio César nem pode esboçar reação.

Aos 28, Oscar quase perdeu a bola no meio do campo, mas brigou pela bola e conseguiu tocar para Neymar. O atacante partiu para a entrada da área e chutou de pé esquerdo. A bola bateu na trave esquerda e entrou de mansinho, sem dar chance à defesa de Pletikosa.
Aos 40, Neymar tentou passar por Rakitic e foi derrubado a alguns passos da área. O próprio Neymar bateu, mas a bola bateu na barreira e foi a escanteio.
Após sair atrás no placar por uma infelicidade de Marcelo, o Brasil reagiu e passou a ter o domínio do jogo. Com boa participação de Oscar, a Seleção passou a criar chances de gol. Em uma delas, o meia tocou para Neymar que empatou em chute de fora da área. Postada na defesa, a Croácia levou perigo nos contra-ataques e fez o goleiro Julio César trabalhar em alguns momentos.

O segundo tempo continuou com jogo disputado e com chances para os dois times. O segundo gol do Brasil veio aos 25 minutos. De pênalti, Neymar bate com força no canto direito, o goleiro Pletikosa ainda toca na bola, mas ela entra. O atacante brasileiro marca seu segundo gol na partida e coloca o Brasil na frente da Croácia no Itaquerão.
Mas o terceiro gol veio aos 45 minutos, com Oscar. O meia avança rápido pelo meio e, de biquinho, bate no canto direito do goleiro croata, selando a vitória brasileira.

Abertura

Um espetáculo de 25 minutos levou os espectadores ao delírio no Estádio Itaquerão, em São Paulo. A natureza, os ritmos, os brasileiros e o futebol foram os tesouros que ganharam destaque no show. O ato final contou com a apresentação da música oficial da Copa, “We are one”, interpretada por Jennifer Lopez, Pitbull e Claudia Leitte.

“É um momento especial, uma grande oportunidade de compartilhar com todos minha brasilidade. Apresentei todo o meu amor e isso é também uma honra. Eu me sinto privilegiada”, disse a cantora Claudia Leitte.

O show começou às 15h15 e os portões foram abertos às 13h. Dançarinos, capoeiristas, ginastas, entre outros artistas, integraram um time de mais de 600 bailarinos que entraram em campo antes dos jogadores para mostrar a diversidade do País.

Ainda antes do pontapé inicial, um momento histórico ativou as esperanças de mais de 25 milhões de pessoas no mundo que estão em cadeiras de rodas. Um paciente paraplégico, movimentando uma veste robótica controlada pela atividade cerebral (exoesqueleto), se levantou e caminhou por cerca de 25 metros no campo e deu o primeiro chute da Copa.

Foi uma demonstração do projeto Andar de Novo, consórcio formado por 156 cientistas de todo o planeta e liderado por um neurocientista brasileiro, Miguel Nicolelis.

Com Portal da Copa

(Visited 146 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com