Emergência no ar: Piloto aciona resgate após passageiro morder outro em voo para a Filadélfia

A ocorrência, classificada pela companhia aérea como um quadro de emergência médica

22 de junho de 2026

Imagens Ilustrativas- Pexels - Kelly

Incidente ocorreu durante a aproximação para pouso na Filadélfia; piloto solicitou intervenção imediata das equipes de emergência.

Na manhã do último domingo, 21 de junho, um passageiro de um voo da American Airlines, que partiu de Charlotte (Carolina do Norte) com destino à Filadélfia (Pensilvânia), nos Estados Unidos, mordeu outro viajante e tentou agredir os demais ocupantes da cabine. A ocorrência, classificada pela companhia aérea como um quadro de emergência médica, levou o piloto a acionar os protocolos de segurança e solicitar apoio policial e médico de prontidão para o momento da aterrissagem, que aconteceu pouco antes das 10h (horário local).

Dinâmica e Comunicação com o Controle de Tráfego
Na aviação comercial, qualquer distúrbio na cabine de passageiros deve ser imediatamente reportado ao Controle de Tráfego Aéreo (ATC) — o órgão responsável por monitorar o espaço aéreo e coordenar a logística de solo para aeronaves em perigo.

Segundo matéria publicada no portal People, baseada em gravações de áudio do sistema de controle de tráfego revisadas pela rede CBS News, o comandante da aeronave relatou aos controladores que o indivíduo apresentava um comportamento agressivo e aparentemente desconectado da realidade.

“Eu não sei se ele está alucinando ou algo do tipo, mas ele acabou de morder um passageiro e está tentando brigar com todos”, relatou o piloto via rádio, antes de desabafar: “Que dia, hein”. A gravação também registra um momento posterior de descontração, quando o controlador de voo desejou um feliz Dia dos Pais ao comandante, que respondeu afirmando que certamente contaria essa história para as filhas.

Desfecho e Posicionamento da Companhia Aérea
Em nota enviada à CBS News, a American Airlines esclareceu que o passageiro em surto estava enfrentando um problema de saúde. A situação foi controlada durante o voo graças à intervenção de um profissional da área médica que viajava como passageiro e prestou os primeiros socorros a bordo.

De acordo com a plataforma de rastreamento de voos FlightAware, o avião concluiu a viagem e aterrissou no Aeroporto Internacional da Filadélfia. A companhia aérea confirmou que a equipe médica de solo recepcionou o passageiro logo após o pouso, mas não especificou se houve necessidade de intervenção policial direta dentro da aeronave.

Histórico de Atos de Interferência Ilícita
Comportamentos agressivos a bordo são tratados com severidade pelas autoridades aeronáuticas e enquadrados no termo técnico de “ato de interferência ilícita” — ações que comprometem a segurança do voo, da tripulação e dos passageiros.

O portal People resgatou um incidente recente de natureza semelhante para ilustrar o rigor aplicado a essas situações. Em maio, em um voo da Frontier Airlines que ia de Porto Rico para Chicago, um homem de 51 anos, identificado como Juan Gabriel Reyes, tentou estrangular um funcionário da empresa que viajava de folga.

De acordo com o mandado de prisão, o homem manifestou o desejo de sair do avião em pleno voo, tentou forçar a abertura da porta de saída traseira e chegou a empurrar agressivamente a porta blindada da cabine de comando (cockpit). Diante do risco crítico de segurança, a aeronave foi desviada para Miami, onde o passageiro foi detido. Segundo a CNN, Reyes responde por acusações federais, incluindo agressão em jurisdição marítima e territorial e interferência contra a tripulação de voo.

Edição: Redação Revista Embarque
Fonte: Segundo matéria publicada no portal People e CBS News
Imagens: Pexels – Kelly / FlightAware

(Visited 146 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com