Greve da Lufthansa paralisa hubs europeus e impacta voos internacionais
Paralisação foi motivada por impasse nas negociações sobre benefícios de aposentadoria e condições de trabalho.
Por: Redação da Revista Embarque - 13 de fevereiro de 2026

Foto: Travel and Tour World
Uma onda de cancelamentos em massa da Lufthansa reteve milhares de passageiros em aeroportos da Europa e das Américas. A interrupção foi resultado de uma paralisação de 24 horas convocada pelo sindicato dos pilotos (VC) e pelo sindicato dos comissários de bordo (UFO), após o impasse nas negociações sobre benefícios de aposentadoria e condições de trabalho. O movimento ocorreu nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, iniciando às 0h e encerrando-se às 23h59.
O movimento sindical gerou um efeito cascata em importantes centros de conexão (hubs), sobrecarregando terminais e forçando viajantes a buscarem alternativas de transporte em um momento de demanda elevada no continente.
Aeroportos e Rotas Afetados
A crise impactou severamente a operação na Alemanha, atingindo os aeroportos internacionais de Munique (MUC/EDDM) e Frankfurt (FRA/EDDF). Fora do território alemão, as interrupções alcançaram:
Europa: Amsterdã (AMS), Bruxelas (BRU) e Barcelona (BCN).
Estados Unidos: Nova York (JFK), Miami (MIA) e Houston (IAH).
Entre os voos cancelados registrados por plataformas de monitoramento como o FlightAware, destacam-se rotas de curta distância, como Munique–Bruxelas (DLH2282) e Amsterdã–Munique (DLH2311), além de operações transatlânticas de longo curso, a exemplo das frequências de Frankfurt para Houston (DLH440) e Miami (DLH462).
Impacto em Eventos Internacionais
A paralisação ocorreu em uma data estratégica, coincidindo com a realização do Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale) e a Conferência de Segurança de Munique. Ambos os eventos atraem delegações políticas, militares e um grande fluxo de turistas, o que agravou o impacto logístico da greve e aumentou a pressão sobre a companhia aérea para a resolução do conflito sindical.
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com