GRU Airport bate novo recorde de passageiros

24 de fevereiro de 2014

A concessionária informa que o futuro TPS3 entrará em fase de testes, que terão usuários voluntários.

O movimento de passageiros no GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo bateu o recorde histórico no mês de janeiro. Ao todo, embarcaram e desembarcaram pelo aeroporto 3,590 milhões de pessoas, um crescimento de 16,8% em relação a janeiro do ano passado, que apresentou movimento de 3,072 milhões de passageiros. O último recorde havia sido registrado em dezembro de 2013, quando o aeroporto movimentou 3,391 milhões de pessoas.
Os voos domésticos foram responsáveis pelo transporte de 2,419 milhões de passageiros, enquanto os internacionais por 1,171 milhão.

Voos
No primeiro mês do ano, o GRU Airport realizou 26.666 operações de pouso e decolagem – um fluxo de aeronaves 17,3% superior ao mesmo período de 2013. Os voos domésticos somaram 19.931 operações, o que representa um aumento de 25,2% no comparativo com janeiro do ano passado. Já os voos internacionais ficaram praticamente estáveis, com 6.735 movimentos.

Fase de testes
O novo de Terminal de Passageiros do GRU Airport (TPS3) entrará em fase de testes em abril. A informação foi divulgada pela concessionária que está selecionando 4.700 voluntários, a partir de 18 anos, que vivam de preferência em São Paulo ou Guarulhos para serem passageiros de mentirinha do futuro Terminal, previsto para ser inaugurado em 11 de maio.
Os falsos passageiros farão check-in, passarão no raio-X, usarão as pontes de embarque e até entrarão em um avião -a TAM cederá duas aeronaves, uma que faz voos domésticos e outra que cumpre rotas internacionais.
Em outra frente, as esteiras do check-in ficarão repletas de bagagens com jornais velhos, para testar a capacidade de funcionamento. Foram compradas 4.000 malas.
Também serão usados areia, metais ou líquidos, para checar se os equipamentos de segurança detectam o que há dentro das bagagens.
“Iremos reproduzir no período de testes a operação normal para antecipar os problemas que ocorrem e evitar que aconteçam na abertura”, diz Antonio Miguel Marques, presidente da GRU Airport, que administra Cumbica.

Investimento
A concessionária investiu cerca de R$ 3 milhões nos testes. O sistema de bagagens passa a ser testado a partir de 18 de março.
A quantidade varia de acordo com o dia. No auge, serão mil passageiros ao mesmo tempo, em 17 e 29 de abril. Os últimos atuarão em 6 de maio, cinco dias antes da inauguração. O terminal 3 servirá a voos internacionais e abrirá com três empresas; até setembro, serão 25.
Cada voluntário só poderá atuar em dois dias de teste, que serão das 9h às 17h30.
Os voluntários ganharão um kit com mochila, squeeze e boné. O GRU Airport bancará as despesas dos voluntários com transporte e alimentação.
Os interessados em participar do teste podem se inscrever pelo telefone (11) 3674-9411 ou por e-mail (thais@playcorpeventos.com.br).

Com informações do GRU Airport e agências

Redação Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com.br

Fone: (11) 3101-1912

Comentários